Compartilhe

Apoio para quem quer empreender na aposentadoria

O brasileiro é empreendedor. Esse desejo por mudança não é exclusivo dos jovens: há muitas pessoas de mais idade dispostas a empreender. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), apontou que do total de empreendedores que abriram uma empresa nos últimos três anos, aproximadamente 7% têm mais de 55 anos. Desses, 74% abrem sua empresa por oportunidade, não por necessidade. Geralmente, a situação resulta em um empreendimento bem pensado e qualificado, com uma boa gestão, o que aumenta a possibilidade de seu sucesso.

Para quem está perto de se aposentar, ou já é aposentado e está começando a planejar um novo negócio, é importante se preparar e ficar atento às características do mercado. Vale a pena buscar cursos e especializações para se atualizar. Por mais que você opte por iniciar um negócio em uma área na qual já tem experiência, é preciso saber quais são as características do mercado hoje, as novas tecnologias e as previsões para o futuro. Muito processos foram alterados e a forma com a qual os clientes se relacionam com as empresas muda a cada minuto.

Há iniciativas que dão apoio ao empreendedor maduro. O chamado Programa Desperta, do IPROS (Instituto Prosseguindo), foi criado para suprir a demanda de um público de meia-idade que busca informações sobre o assunto. Além de participar de workshops, os participantes integram uma rede virtual de trabalho colaborativo e ainda podem receber consultorias para seus negócios.

Você também pode
gostar de:

jovem brasileira com notas de dinheiro na mão - decisões financeiras - Assaí Atacadista

Faça seu dinheiro render praticando estas decisões financeiras

Entenda como tomar decisões financeiras inteligentes e economize mais em casa e no seu negócio!  

Receitas mineiras para sua mesa: conheça o requeijão cremoso Hebrom

Sabor suave e inconfundível para levar versatilidade para sua cozinha  

produtos tecnologicos diversos - tecnologia para economizar - Assaí Atacadista

Tecnologia para economizar: 6 aliados da rotina familiar

Saiba como usar a tecnologia para economizar tempo e dinheiro no dia a dia!  

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!