Compartilhe

Apoio para quem quer empreender na aposentadoria

O brasileiro é empreendedor. Esse desejo por mudança não é exclusivo dos jovens: há muitas pessoas de mais idade dispostas a empreender. A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), elaborada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), apontou que do total de empreendedores que abriram uma empresa nos últimos três anos, aproximadamente 7% têm mais de 55 anos. Desses, 74% abrem sua empresa por oportunidade, não por necessidade. Geralmente, a situação resulta em um empreendimento bem pensado e qualificado, com uma boa gestão, o que aumenta a possibilidade de seu sucesso.

Para quem está perto de se aposentar, ou já é aposentado e está começando a planejar um novo negócio, é importante se preparar e ficar atento às características do mercado. Vale a pena buscar cursos e especializações para se atualizar. Por mais que você opte por iniciar um negócio em uma área na qual já tem experiência, é preciso saber quais são as características do mercado hoje, as novas tecnologias e as previsões para o futuro. Muito processos foram alterados e a forma com a qual os clientes se relacionam com as empresas muda a cada minuto.

Há iniciativas que dão apoio ao empreendedor maduro. O chamado Programa Desperta, do IPROS (Instituto Prosseguindo), foi criado para suprir a demanda de um público de meia-idade que busca informações sobre o assunto. Além de participar de workshops, os participantes integram uma rede virtual de trabalho colaborativo e ainda podem receber consultorias para seus negócios.

Você também pode
gostar de:

dois homens e duas mulheres em uma cozinha conversando-tipos de comerciante-Assaí Atacadista

5 tipos de comerciantes para conhecer e celebrar sua excelência

Comemore o Dia do Comerciante sabendo mais sobre os tipos de comerciantes, seus modelos de negócios e seu impacto na...

mulher negra empreendedora em uma loja-Assaí Atacadista-Storytelling

Storytelling: a estratégia de vendas de que seu comércio precisa!

Quer encantar o público e tornar seu negócio memorável? Então leia esta matéria e aprenda como trabalhar com...

tigela com azeitona verde e roxa - Raiola - fornecedores do Assaí Atacadista

Azeitonas Raiola: aprenda 3 receitas exóticas maravilhosas

Surpreenda no cardápio da sua casa ou do seu negócio com essas receitas que fogem do óbvio, feitas com as azeito

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!