Compartilhe

Amor e negócios

Para muita gente, abrir uma sociedade em casal é uma boa ideia. Uma relação que já possui confiança, cumplicidade e admiração é um ótimo ponto de partida para a criação de uma empresa. Na prática, no entanto, é preciso mais do que isso para que haja sucesso. Assim como qualquer outra sociedade, a feita por um casal precisa de planejamento, delimitações e muita conversa para não acabar virando um problema.

Por melhor que a sua relação como casal seja, negócios são negócios e precisam ser tratados como tal. É fundamental saber que haverá muito trabalho, que existirão momentos de crise e se preparar até para um eventual fracasso.

Confira algumas dicas valiosas para quem está pensando em abrir uma empresa em casal.

Alinhem suas expectativas
Você pode sentir que conhece completamente a outra pessoa, mas ainda é preciso muita conversa. Alinhem suas expectativas de sucesso, seus planos de trabalho, seus objetivos. Entendam o que cada um visualiza para a empresa e como estão dispostos a trabalhar. Usem a experiência de ambos para desenharem bem o negócio.

Coloque tudo no papel
Por mais confiança que você tenha no seu relacionamento, trate esta sociedade como trataria qualquer outra. Antes de começar o trabalho, dividam as tarefas e responsabilidades de cada um para que não existam grandes conflitos. Deixem as áreas de comando bem demarcadas, especificando quais são as funções de cada um no negócio.
Lembrem-se: quando estiverem no ambiente de trabalho, o relacionamento de vocês deve ser profissional. Evite agir como marido ou esposa no ambiente de trabalho e trazer comportamentos da rotina do casal. O mesmo vale para discussões em casa – elas devem ficar lá.

Organize o financeiro
Um dos maiores erros dos empreendedores, sejam eles um casal ou não, é misturar as finanças da empresa com os gastos pessoais. O sucesso de um casal que escolhe empreender junto depende também dessa habilidade de separar expectativas e responsabilidades de casa e do trabalho. Faça um planejamento de quanto deverá ficar como capital de giro para a empresa, quanto será repassado para os funcionários, e acerte um salário para cada membro do casal.
Caso vocês façam um investimento financeiro para abrir o negócio, deixem tudo documentado e sinalizem uma data na qual deve haver a devolução, mesmo que em parcelas.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!