Compartilhe

A relação entre água e qualidade de vida

Por que tomar água? A água cumpre uma função importantíssima no corpo humano. Ela é a responsável pelo transporte dos nutrientes para a corrente sanguínea, ajudando no controle do metabolismo. Além disso, também regula a temperatura do corpo e é fundamental para o bom funcionamento do intestino e dos rins.

Estudos mostram que é impossível viver sem água. Ela representa de 40% a 80% do peso total do corpo e como não existem condições para o armazenamento de água, a reposição precisa ser diária. O ideal seria tomar, em média, oito copos por dia, o que somaria cerca de dois litros de água.

“O que acontece com frequência é que muita gente espera ter sede para beber água. A sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água. Ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva”, esclarece a nutricionista Camila Leonel, da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Isso porque as pessoas desidratadas apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte, por esse motivo, uma dica importante é sempre ter à mão uma garrafa de água.

Água alcalina emagrece e faz bem à saúde!

Pesquisadores da Universidade Charité de Berlim, na Alemanha, publicaram um artigo na revista American Journal of Clinical Nutrition, no qual já haviam comprovado que a ingestão de água reforça os efeitos de uma dieta de emagrecimento. A partir da análise de cerca de cinco mil referências de diferentes bancos de dados de artigos científicos, os especialistas puderam comprovar que o efeito de emagrecimento da água em combinação com uma dieta pode acontecer, segundo os cientistas, pois está associado à simples sensação física de saciedade com a ingestão do líquido e à aceleração do metabolismo.

Agora, estudos feitos no Hospital de Jilin Changchun, na China, e na Universidade de Hiroshima, no Japão, apontam que se a água for alcalina ela tem o poder de diminuir o colesterol ruim e equilibrar a pressão arterial. A pesquisa do Japão também mostrou que pessoas que tomam dois litros desse líquido por dia melhoram os níveis de leptina – proteína que ajuda no controle do apetite.

Mas, afinal, o que é que a água alcalina tem de bom? “A água pode ser neutra (pH 7), ácida (pH abaixo de 7) ou alcalina (pH acima de 7). O que define o pH é a quantidade de íons de hidrogênio presente em sua composição”, explica a nutricionista funcional Andréa Santa Rosa Garcia, do Rio de Janeiro. A versão alcalina hidrata e equilibra o organismo. “Em lugares onde a água é naturalmente alcalina, a população tem expectativa de vida maior, porque ela restabelece o pH neutro, combatendo o envelhecimento das células”, conta Andréa.

Mineral e natural

A água mineral natural é um alimento indispensável à saúde da população brasileira. Ela chega onde a água de rede pública não consegue ir. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (ABINAM), quase metade dos domicílios brasileiros consome água mineral. O brasileiro bebe, em média, 55 litros por ano, mas o setor é capaz de produzir o triplo disso e o objetivo dos fabricantes é chegar a um consumo similar ao da Europa, de 150 litros por habitante por ano.

E nada melhor para a saúde do que tomar uma água que seja alcalina naturalmente. É o caso da água mineral natural Minalba®, que além de possuir um pH alcalino, tem baixo teor de sódio quando comparada com as outras águas produzidas no Brasil, o que a torna exclusiva. Esses fatores, aliados, garantem à Minalba® refrescância e equilíbrio inigualáveis.

A fonte da Minalba® está localizada a 1.700 metros de altitude, na região serrana de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Ela é pertencente ao Grupo Edson Queiroz, que também é dono da água mineral natural Indaiá®, que tem forte atuação na região Nordeste. Juntas, as duas marcas possuem 41 fontes distribuídas em 15 estados brasileiros e são líderes de mercado de águas minerais no país.

Conteúdo patrocinado: Minalba®.

Você também pode
gostar de:

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Gestão de restaurante: 8 mandamentos para o sucesso

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!