Compartilhe

A importância do treinamento dos funcionários temporários

Um levantamento da Confederação Internacional das Agências Privadas de Emprego (CIETT) aponta que existem mais de 40 milhões de trabalhadores temporários no mundo, os quais cada vez mais assumem posições estratégicas na empresa contratante e precisam ser treinados para terem o potencial aproveitado. A contratação dos temporários acontece geralmente em momentos de necessidade, como em períodos de aumento de produção ou movimentação no comércio e na indústria – como é o caso do final do ano. Também são muito requisitados para substituir o quadro efetivo em casos de afastamentos por diversos motivos, como férias e licenças.

Especialistas indicam que quando o funcionário temporário se sente parte da equipe, ele se dedica muito mais à sua função e apresenta melhores resultados. Estabelecer metas claras de desempenho desde o início do período de trabalho é outra ação importante – com ela, fica mais fácil mostrar satisfação ou insatisfação com a função que está sendo desempenhada. Você pode ainda aproveitar o ponto de vista do temporário sobre a rotina da empresa, já que os funcionários permanentes muitas vezes estão acostumados com o dia a dia dos processos. Utilize a visão “crua” do temporário para repensar estratégias.

Treinamento e feedback

Oferecer treinamento básico sobre as rotinas da empresa é essencial para obter um bom resultado. Como o temporário ainda não tem vivência com a sua empresa e geralmente não terá muito tempo para se adaptar, é preciso que esta primeira fase seja rápida, objetiva e eficaz. Depois do treinamento, acompanhe com mais atenção os primeiros dias do trabalhador e ajuste o que for necessário. Além disso, um funcionário free-lancer pode facilmente suprir uma vaga efetiva caso seja bem treinado e exerça de forma favorável suas habilidades.

Nesse processo, o feedback regular é de extrema importância, tanto para os fixos como para os funcionários temporários. Por mais que a correria do dia a dia de um negócio muitas vezes torne o tempo escasso, reserve parte dele para conversar com sua equipe e passar os direcionamentos necessários para otimizar o trabalho. Remunerar e reconhecer o bom desempenho também faz parte do processo de amadurecimento e evolução. Valorize a proatividade e a realização das tarefas diárias dentro dos seus padrões de qualidade. Este retorno deixa o funcionário orgulhoso, satisfeito e com ainda mais vontade de desempenhar sua função da melhor forma possível.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!