Compartilhe

8 lições de empreendedores para quem quer começar um negócio

1. Prepare-se para as pancadas
“É importante não se deixar abalar pelas pancadas do dia a dia, mantendo o foco no projeto e acreditando no negócio. Toda e qualquer adversidade pode ser transposta quando existe foco e planejamento”, diz Marcelo Ciampolini, 31 anos, fundador da Lendico Brasil.

2. Cuide das finanças
“A lição mais valiosa do primeiro negócio é financeira. Este é um item muito básico para qualquer empreendimento, embora algumas vezes possa ser complexo e, por isso, muitas vezes ignorado. No meu primeiro negócio, cometi erros fundamentais, como misturar as contas pessoal e empresarial e menosprezar o fluxo de caixa e a sazonalidade”, diz Edson Costamilan Pavão, 47 anos, dono do Ilha de Toque Toque Boutique Hotel.

3. Conheça seu mercado
“Para abrir um novo negócio, é muito importante estudar bastante o meio e entender quais são as reais necessidades, possibilidades e frentes de trabalho. Não adianta apenas acreditar na sua ideia e seguir em frente”, diz Guilherme Mamede, 36 anos, CEO da Melt DSP.

4. Faça tudo certo
"Meu maior aprendizado foi não deixar as pontas do negócio soltas. Não precisa tornar sua startup burocrática, mas sempre tenha cuidado com contratos e a parte jurídica, mantendo tudo em dia, documentado, organizado e bem arquivado. Quando você crescer, as pontas soltas podem te atrapalhar", diz Jhonata Emerick, 32 anos, CEO da 99Motos.

5. Estude
“Um divisor de águas foi quando realizei cursos profissionalizantes antes de iniciar, de fato, a empreender. Isso me ensinou a traçar metas a curto, médio e longo prazo. Dessa forma, hoje tenho muito mais propriedade e controle da minha empresa, consigo ter índices de crescimento e melhor gestão de pessoas e negócios”, diz Marcela Paim Santos, 27 anos, CEO e fundadora do Noivas na Medida.

6. Ouça os clientes
“Quebre a cabeça o quanto antes para não quebrar seu negócio depois. Aproveite para ouvir mais seus clientes e faça vendas para validar seu modelo de negócios desde o primeiro dia”, diz Tiago Dalvi, 29 anos, CEO do Olist.com.

7. Não faça sozinho
“Ninguém jamais realizou algo grandioso sozinho. Todos que venceram, e se tornaram líderes em seu setor, foi graças a sua visão de formar uma equipe com profissionais comprometidos, competentes e unidos num objetivo comum, de forma que o sonho individual se transformou em sonho coletivo”, diz Carlos Wizard Martins, 58 anos, fundador da rede Wizard e presidente da Mundo Verde.

8. Aprenda a vender
“Nós, empreendedores digitais, algumas vezes nos deixamos seduzir pela proposta do Vale do Silício de construir um produto perfeito e só ter preocupação com receita após vários anos de operação. O mercado brasileiro não se comporta assim e gerar receita o mais rápido possível é muito mais importante”, diz Marco Gomes, 29 anos, fundador da boo-box.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Você também pode
gostar de:

dois homens e duas mulheres em uma cozinha conversando-tipos de comerciante-Assaí Atacadista

5 tipos de comerciantes para conhecer e celebrar sua excelência

Comemore o Dia do Comerciante sabendo mais sobre os tipos de comerciantes, seus modelos de negócios e seu impacto na...

mulher negra empreendedora em uma loja-Assaí Atacadista-Storytelling

Storytelling: a estratégia de vendas de que seu comércio precisa!

Quer encantar o público e tornar seu negócio memorável? Então leia esta matéria e aprenda como trabalhar com...

tigela com azeitona verde e roxa - Raiola - fornecedores do Assaí Atacadista

Azeitonas Raiola: aprenda 3 receitas exóticas maravilhosas

Surpreenda no cardápio da sua casa ou do seu negócio com essas receitas que fogem do óbvio, feitas com as azeito

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!