10 dicas para fazer um bom pão
03/03/2016 - 15h
Pão caseiro e fresquinho é uma ótima forma de atrair clientes. Leia dicas de como fazê-lo.
- O fermento biológico usado na massa deve ser o mais fresco possível.
- Na hora de escolher a farinha, procure aquelas que tenham mais glúten (algumas apresentam até 9% de proteína). Se preferir, use os melhoradores de pão. Isso vai ajudar o pão a crescer bem.
- Nas receitas que pedem leite ou água morna, atente-se para a temperatura do líquido, que deve estar em torno de 37° C. Faça o teste sentindo a temperatura no dorso da sua mão. Se estiver em uma temperatura confortável para a pele pode usar. Se estiver muito quente espere esfriar um pouco.
- Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, a não ser que tenha alguma indicação diferente na receita.
- O sal diminui a fermentação da massa, por isso ele deve ser colocado por último e nunca em contato direto com o fermento.
- Vale ativar o fermento biológico com um pouquinho de açúcar, mesmo que o pão seja salgado.
- Misture todos os ingredientes secos separadamente e todos os líquidos até obter um creme homogêneo, antes de juntar um com o outro.
- Adicione a farinha aos poucos e vá sentindo a massa. O tipo de farinha e até a umidade do ar podem afetar a quantidade de farinha utilizada na receita. Vá adicionando durante a sova até que a massa solte com facilidade dos dedos e fique macia ao toque, mas ainda consistente.
- O processo de sovar a massa é imprescindível para ativar o glúten da farinha e deixar o pão macio, então se dedique a isso! De 10 a 15 minutos costuma ser o ideal, mas um bom teste é apertar a massa com o dedo e observar. Se ela começar a voltar é porque já está no ponto.
- Depois de assado, não deixe o pão esfriar dentro do forno, pois isso vai ressecá-lo.