Vender: quais as dificuldades?
30/06/2017 - 11h
Se eu tenho um ótimo produto, por que eu não consigo vender?
Independentemente do segmento, vender é palavra de ordem, seja um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia. Por isso, além da estruturação do negócio, você deve se preocupar com as estratégias de vendas, se quiser chegar longe.
O mercado está cada vez mais competitivo e buscar um diferencial para o seu negócio é cada vez mais necessário. Mas nem sempre isso é o bastante. Às vezes, seu negócio supre todas as necessidades do consumidor e mesmo assim não consegue vender. Por quê?
Há vários fatores que explicam essa situação, mas o importante é sempre reciclar ideias e estratégias na hora de vender. Com as frequentes mudanças de comportamento dos consumidores, técnicas antigas devem ser inovadas e pensadas para as novas gerações.
Para ajudar nessa conscientização, separamos três pontos de discussão para encaixar na realidade do seu negócio. Confira:
Eu consigo vender qualquer coisa para qualquer pessoa!
Pare e repense. Esse pensamento já não faz mais parte da nossa realidade. Já pode ter dado certo em outra época, mas as necessidades e demandas dos consumidores mudaram. Com elas, os formatos de interações também.
Hoje, a discussão está única e exclusivamente em cima de quem consume o seu produto ou serviço. Não se limita em definir adequadamente o nicho de atuação. É necessário se especializar neste de forma integrada e constante. Ficar sempre atento e adaptar o seu negócio às novas necessidades do mercado.
Nada de culpar a crise!
A cada vez que responsabilizamos a economia atual, mais estamos contribuindo para o cenário negativo. Enxergar além dessa realidade nos possibilita pensar em estratégias para vender cada vez mais. Não é só ter necessidade. É criar-se necessário. As demandas de consumo continuam as mesmas; o que muda são as prioridades e a forma que será feito o consumo.
Meu produto é incrível, mas não vende!
Não adianta nada vender produtos de qualidade se o cliente não quer comprar a sua solução. Nessa etapa, entender as necessidades e a demanda do seu público é fundamental. Tentar impor a compra do seu produto apenas pela qualidade dele nunca vai ser eficiente.
Aqui, há apenas dois caminhos. Ou você pensa estrategicamente como inserir a necessidade de compra do seu produto na rotina do seu público ou repensa o estudo de produto x cliente.
Bônus
É de suma importância ter um Plano de Continuidade dentro do seu Plano de Negócio. É essa etapa de análise que fará a diferença e dará suporte frente às adversidades, que com certeza virão. A intenção é que, quando estiver frente a frente com as mudanças, você consiga resistir sem danos e sair à frente dos concorrentes.