Compartilhe

Vender mais no Carnaval

Confira algumas dicas especiais do Blog Assaí Bons Negócios para vender mais no Carnaval!

O mês de fevereiro é cenário para as comemorações de uma das maiores festas populares do mundo. Para os micro e pequenos empreendedores, também é o período de aumentar ainda mais o lucro no comércio. Algumas técnicas e estratégias ajudam o comerciante a vender mais no Carnaval.

Seja nos roteiros mais tradicionais de festas ou para fugir da folia, há sempre a oportunidade de vender mais no Carnaval. Os setores de alimentação fora de casa, bebidas, fantasias, acessórios e decoração são os que tendem a ter mais movimento.

Além da tendência de aumento nas vendas, típica da sazonalidade, algumas técnicas podem render mais lucro ao seu estabelecimento, bem como ajudar a aumentar o movimento . O Blog Assaí Bons Negócios separou dicas importantes para ajudá-lo a vender mais no Carnaval. Confira:

Entre no clima

O primeiro e fundamental passo para vender mais no Carnaval é entrar no clima da folia. Decorar seu estabelecimento pode ser um fator diferencial em relação à concorrência.

Utilize acessórios carnavalescos para decorar o espaço e chamar atenção para determinado espaço ou produto. A comunicação visual é uma das principais formas de estimular o cliente e vender mais no Carnaval.

Os recursos do Marketing Sensorial podem fazer a diferença nas vendas. Quando for decorar o espaço, explore os cinco sentidos. Visão, audição, olfato, tato e paladar são partes da estratégia de diferenciação e posicionamento, capazes de trabalhar no consumidor todo o potencial mental e, assim, comunicar de forma mais clara e natural a mensagem passada.

Opte por decorações com cores mais fortes e chamativas e degustação de produtos com referência ao tema, como bebidas, drinks ou aperitivos, por exemplo. A ideia é utilizar os seus próprios produtos para levar a experiência de consumo aos clientes. 

Combo da folia

Além dos estímulos sensoriais, outra forma de incentivar as vendas no período do Carnaval é criar combos e promoções especiais dos produtos com mais saída. Segundo um levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC – Brasil), mais da metade dos brasileiros (53%) admite ter realizado pelo menos uma compra por impulso.

Ainda segundo a pesquisa, os maiores motivos que levam os consumidores a comprar por impulso são as promoções (51%) e os preços atrativos (31%). Por isso, monte kits para festas, bailes e blocos com valores mais competitivos e focados em vendas para grupos de amigos.

No caso de minimercados ou comércio de bebidas, monte combos de bebidas alcoólicas. Por exemplo: um kit com uma garrafa de vodca, um litro de energético, gelo e copos temáticos vendido por um preço mais em conta, mas que valorize a margem de lucro do negócio. Assim, no lugar de levar apenas uma garrafa de bebida, o cliente tende a optar por comprar o kit completo.

Crie novas necessidades

Os comerciantes podem investir em opções fora dos seus segmentos. Por exemplo: o dogueiro ou o vendedor de espetinho podem oferecer suas tradicionais opções e incluir no cardápio drinks para energizar ou opções de bebidas como água e água de coco.

A ação se baseia em unir em um só lugar duas coisas importantes na rotina do folião. Naturalmente, ele vai precisar se alimentar: de quebra, se ainda vai aproveitar os bailes e blocos, precisa repor as energias e manter a hidratação durante a folia. É uma forma de gerar a necessidade no consumidor e vender mais no Carnaval.

Divulgação intensa

O ditado popular “Quem não é visto não é lembrado” nunca fez tanto sentido. A divulgação do seu negócio deve ser ainda mais intensa nos períodos sazonais, seja com fôlderes impressos, nas redes sociais, embalagens personalizadas ou até mesmo nas tradicionais mídias, como carros de som ou anúncios em rádios.

A ideia é mostrar para o público (muitas vezes turistas) onde e como você vende seu produto. Quanto mais intensa for a sua divulgação, mais gente você vai alcançar. Uma forma efetiva, neste caso, é trabalhar com materiais que tenham sua logo impressa. Assim, você terá a sua marca circulando por blocos, bailes e festas de Carnaval.

Para vender mais no Carnaval, abuse da criatividade para chamar a atenção do público. Opte por atrelar a divulgação do seu negócio a temas carnavalescos, como marchinhas, por exemplo. O importante é não se esquecer de divulgar o seu trabalho!

Fidelize seus foliões

Outro ponto importante para vender mais no Carnaval é criar ações que possam fidelizar os clientes, tanto no período das festas quanto depois. São pelo menos seis dias de folia e, no caso dos turistas, você pode criar uma rede de descontos para cada dia de festa. No primeiro dia, o cliente ganha uma porcentagem de desconto, que vai aumentando dia a dia. Nesse caso, não se esqueça de avaliar as oportunidades e a margem de lucro.

Além dos descontos, você pode investir em premiações. A cada quantidade de produtos adquirida, o cliente ganha outro como bônus. Você pode até mesmo alinhar as ações aos tradicionais cartões-fidelidade.

A ideia é costurar a venda pensando já no retorno do cliente. Você alinha a venda dos seus produtos e mercadorias criando situações que possam engajar o retorno.

Antes de cair na folia e vender mais no Carnaval, compartilhe este conteúdo especial com seus amigos e familiares. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!