Conteúdo principal
Compartilhe

Quanto vale o preço?

Definir quanto vale o preço de produtos e serviços é uma etapa indispensável do planejamento de uma empresa

Um comerciante sabe realmente quanto vale o preço do que ele vende? O sucesso de um negócio depende de uma enorme variedade de fatores. E a estratégia de definição de preço, conhecida como pricing ou precificação, é fundamental!

Especialistas garantem que a precificação é uma etapa fundamental na construção de uma empresa e pequenos erros na elaboração do preço podem custar muito caro.

Segundo Marcelo Boschi, coordenador do MBA de marketing estratégico da ESPM-Rio, o preço atribuído é de suma importância, pois determina a forma como o consumidor organiza o conhecimento sobre o produto, estabelecendo um padrão de comparação imediata.

Marcelo Boschi, coordenador do MBA de Marketing Estratégico da ESPM-Rio

O especialista alerta ainda que o custo deve ser um dos primeiros quesitos a serem estudados antes do início do cálculo. “O custo vem em primeiro lugar. Pode parecer banal, mas grande parte das empresas não possui métodos eficientes de verificação de custo. Vejo a concorrência e a percepção do consumidor também como fatores imprescindíveis para a definição da estratégia de precificação”, avalia Marcelo.

Sócia-gestora de marketing da Praxis Business, empresa de consultoria especializada em franchising e varejo, Marília Saveri entende que a definição de preço tem relação muito próxima com o posicionamento que o dono do negócio deseja conferir à sua marca.

“A estratégia de precificação impacta diretamente o posicionamento de mercado. É preciso precificar corretamente os produtos porque a precificação deve representar as estratégias de uma organização e reflete, por exemplo, no seu público-alvo”, explica Marília.

Além de ser importante em todo o processo de definição de estratégia, o preço também pode ter significativa influência nos resultados. É o que afirma Elic Vodovoz, especialista no assunto e coordenador dos cursos de graduação de Marketing da ESIC – Business & Marketing School International.

“O estabelecimento do preço pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. É comum que os preços sejam determinados pelo empreendedor sem critérios ou por critérios que não consideram o negócio como um todo. O preço dos produtos vendidos define o faturamento total da empresa”, completa Vodovoz.

PERGUNTAS FREQUENTES

Consultamos especialistas para descobrir quais são os detalhes que podem fazer a diferença no processo de precificação de uma empresa.

Como o empresário pode monitorar e verificar se a estratégia de precificação adotada está funcionando corretamente?

A melhor maneira é ter um processo de precificação bem definido, com pessoas e ferramentas que monitorem o mercado constantemente. Dificilmente empresas que não evoluem com seus métodos de pricing conseguem afirmar com 100% de certeza se a estratégia está ou não correta no momento para seus modelos de negócios.

Ricardo Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Pricing

Quais são as formas mais eficientes de calcular o preço?

Preço não se faz somente por cálculo e por análise de mercado. No que diz respeito a cálculo, há que se considerar a composição de todos os custos do produto, além da margem de lucro. No que diz respeito a mercado, é preciso estudá-lo, entendê-lo, fazer uma análise minuciosa da concorrência, a fim de saber se o preço oferecido está competitivo ou não.

Marília Saveri, consultora de marketing e sócia-gestora da Praxis Business

Caso seja necessário adaptar a precificação, o que o empresário não pode fazer de forma alguma?

Não pode enganar o consumidor. Estratégias de extensão de linha, com mudanças de embalagem, devem ser planejadas no lançamento do produto. Esse planejamento se chama “Ciclo de Vida” e exige estudo de cada etapa antes do lançamento. O acompanhamento das vendas permitirá adaptar esse planejamento à realidade.

Marcelo Boschi, coordenador do MBA de Marketing Estratégico da ESPM-Rio

Entendeu como funciona a estratégia de princing? Uma ação essencial para o bem-estar de qualquer negócio. Acompanhe nossas matérias sempre que precisar de dicas inteligentes e muita informação para o dia a dia!

Você também pode
gostar de:

Ideias de decoração de Natal para a ceia

Dicas para deixar a sua mesa bonita e arrumada com uma bela decoração de Natal

Receitas deliciosas com aves de Natal

Aprenda a fazer receitas com aves de Natal para a ceia em casa ou vender 

Conheça os principais tipos de castanhas para receitas de fim de ano

As castanhas são aromáticas, crocantes e combinam com diversas receitas de Natal e Ano-Novo