Compartilhe

Expectativas para o mercado em 2018

O Blog Assaí Bons Negócios trouxe dados otimistas para o mercado em 2018; em especial para o setor de alimentação e de pequeno varejo. Confira!

O ano mal começou e já promete trazer grandes resultados para o mercado em 2018. Segundo os órgãos oficiais e especialistas, o novo ano vai ser responsável por duplicar o resultado econômico. Os dados são em comparação ao ano de 2017.

Nas últimas semanas de 2017, o governo ampliou a previsão de crescimento do PIB de 2017 para 1,1% e de 3% para este ano. Essa elevação no resultado impactou diretamente as expectativas do mercado para 2018, que prevê um crescimento de 0,96% e de 2,64%, respectivamente. Os dados compõem um relatório de mercado conhecido como "Focus". O documento é feito com base em pesquisas realizadas pelo Banco Central em mais de 100 instituições financeiras. As entidades são responsáveis por pontuarem as expectativas para o mercado em 2018.

Inflação

Um dos principais fatores para o possível crescimento econômico do país é o controle da inflação. Ainda segundo o relatório do Banco Central, os economistas entrevistados reduziram novamente a previsão de inflação para 2017 e 2018.

Segundo os especialistas, o último ano teve uma redução de 2,88% para 2,83%. As porcentagem ainda mantém o índice abaixo do piso da meta do governo, que é de 3%. Para 2018, a estimativa de inflação caiu de 4,02% para 4%.

Com isso, abre-se uma margem para o mercado em 2018 esperar um crescimento significativo. A inflação deste ano será a menor desde 1998, ano em que somou 1,65%, segundo a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Setor de alimentação

É o setor com mais expectativa de crescimento no mercado em 2018. Por ter inúmeras ramificações, o setor de alimentação ganha mais espaço, principalmente quando se fala em nichos específicos, como a culinária saudável ou com restrições.

Um levantamento do Sebrae-PR, que visa elencar as principais macrotendências em negócios, aponta que o segmento de alimentação fora de casa ganha ainda mais força em 2018. Os dados levam em consideração a opinião de especialistas do mercado, com o objetivo de sinalizar os principais investimentos para empreender.

Anualmente, o setor de alimentação tem uma expansão média em torno de 10% e gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Setor de pequeno varejo

Outro segmento que caminha a passos largos é o de pequenos varejistas, também conhecidos como revendedores. Minimercados, mercearias e quiosques de vendas, além de ganharem mais espaço pela praticidade e proximidade com o público, recebem incentivo de grandes redes atacadistas, como o Assaí Atacadista, por exemplo.

Lá, os preços competitivos abrem margem para a revenda com valores mais atrativos. Por consequência, os pequenos varejistas conseguem trabalhar com uma margem positiva de lucro. Isso gera um resultado mais acessível ao público específico desse tipo de segmento na oferta final de itens.

Agora que você já sabe a expectativa para o mercado em 2018, que tal aproveitar as ofertas e promoções do Assaí Atacadista para encher a despensa de casa ou o estoque do seu comércio? Estar com você. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

equipe do Assaí Tabuleiro-Maceió (AL)-com os pais do João Benício-bebê Assaí Atacadista

João Benício: o "bebê Assaí" nascido na loja ganha uma surpresa

Conheça a história do bebê que nasceu em uma loja do Assaí Atacadista, e sua família, e como foi o reencontro e a...

Tapioca Dai Alimentos: praticidade e sabor para o seu dia a dia

Saiba como usar a tapioca Dai Alimentos, e torne sua alimentação mais saborosa com praticidade na cozinha!   Por...

Lasanha Massa Leve: sabor irresistível para momentos em família

Ganhe mais sabor e praticidade com a Lasanha Massa Leve no seu cardápio da ceia de Natal! Leia a matéria e saiba os...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!