Curiosidades

Raio-x das Semis: quem é quem nas semifinais do Brasileirão Feminino

É tempo de decisão no Brasileirão Feminino Neoenergia, competição a qual o Assaí apoia desde 2021. As primeiras partidas da fase semifinal acontecem nesse final de semana com dois confrontos eletrizantes. 

Primeiro, uma partida que já se tornou um clássico da modalidade: a Ferroviária de Araraquara encara o Corinthians, atual campeão brasileiro, na sua casa. Na sequência, um duelo Sul-Sudeste com times com camisa pesada: o Internacional pega o Palmeiras no Gigante da Beira-Rio.

O portal Assaí Dá Jogo traz detalhes de qual o momento de cada uma das equipes semifinalistas, suas principais estrelas e o retrospecto recente na competição:

FERROVIÁRIA

Esta é a quarta aparição da equipe do interior paulista na fase semifinal do Brasileirão feminino (2016, 2018, 2019 e 2021) nas últimas seis temporadas. Nas quartas-de-final, a equipe campeã nacional de 2019 teve que superar uma adversária bastante conhecida: a técnica Tatiele Silveira, que comandou o time de Araraquara até a última temporada e que agora é técnica do Santos.

Nos confrontos contra as Sereias da Vila, pesou a vitória na Fonte Luminosa na partida de ida (3x2), e o empate suado conquistado na Baixada (2x2). A atacante Aline Mineira é a artilheira da equipe na competição, com 6 gols.

CORINTHIANS

Atual campeã do Brasileirão e do Paulistão feminino, a equipe feminina do Corinthians é uma das favoritas em todas as competições desta temporada. Afinal, a equipe atropelou o Avaí/Kindermann nas quartas, com um placar agregado de 10 a 1 (4x1 no jogo de ida e 6x0 na partida de volta). O confronto contra a Ferroviária já é um dos clássicos do futebol feminino, tendo sido final de Libertadores recentemente.

No ano de 2021, o time do técnico Arthur Elias tem um retrospecto de respeito: foram 26 partidas e mais de 103 gols marcados, sendo 22 vitórias, três empates e somente uma derrota – os dados representam partidas válidas pela temporada 2020. Somente na temporada atual, foram 17 jogos e 54 gols marcados. Se destacam no elenco corintiano nomes como Tamires, Erika e Andressinha, nomes frequentes nas convocações para a seleção brasileira.

INTERNACIONAL

Intrusas nesta fase semifinal quase toda paulista, as Gurias Coloradas eliminaram inclusive outro representante do Estado nas quartas: o confronto contra o São Paulo foi memorável, e já coloca a campanha nesta temporada a melhor da história da equipe. Depois de uma derrota por 2 a 1 no Beira-Rio, a equipe gaúcha veio ao Morumbi e conseguiu reverter o placar desfavorável e alcançou a classificação com um 3 a 1.

O desempenho fora de casa do Inter neste Brasileirão é digno de nota: de oito partidas disputadas fora de seus domínios, o Colorado venceu seis. A grande artilheira da equipe na competição é a atacante Mileninha, com sete gols marcados. Até quando vai a história de sonho da equipe comandada pelo técnico Maurício Salgado.

PALMEIRAS

Adversário do Inter na semifinal, o time feminino do Palmeiras já superou um grande do Rio Grande do Sul para chegar até a fase atual da competição. Depois de perder para o Grêmio por 2 a 1 na partida de ida, as palestrinas se superaram no jogo de volta do Allianz Parque goleando o Tricolor por 4 a 1.

Mesmo depois da saída Bia Zaneratto, artilheira máxima da competição com 13 gols marcados e que voltou para o futebol chinês, o time do técnico Ricardo Belli não perdeu o fôlego e contou com os gols da zagueira Agustina e a experiência da meia Julia Bianchi, que fez parte do elenco que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio pela seleção.

Semifinais - Ida

Domingo, 29 de Agosto

Ferroviária x Corinthians
Estádio: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Horário: 20h
Onde assistir: TV Band
Árbitro: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA/SP)

Segunda, 30 de Agosto

Internacional x Palmeiras
Estádio: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Horário: 20h
Onde assistir: SporTV
Árbitro: Rejane Caetano da Silva (FIFA/RJ)

Semifinais - Volta

Domingo, 5 de Setembro

Palmeiras x Internacional
Estádio: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Horário: 11h
Onde assistir: SporTV

Corinthians x Ferroviária
Estádio: Arena Barueri, Barueri (SP)
Horário: 20h
Onde assistir: TV Band