A quantidade de alimentos produzidos no mundo seria capaz de alimentar todas as pessoas, mas o fato é que um terço da produção vai para o lixo. Segundo um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), mais de um bilhão de refeições foram desperdiçadas diariamente em 2022.
O número é alarmante e, considerando que 60% do desperdício acontece nas casas, é urgente repensar nossos hábitos para evitar perdas. Nesse sentido, o armazenamento adequado e o consumo consciente de alimentos surge como uma das principais soluções para o problema.
EVITANDO O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
De acordo com o Instituto Akatu, o desperdício pode ser evitado desde o momento da compra. Isso porque as compras planejadas ajudam as pessoas a colocarem em prática o consumo consciente de alimentos. Além de combater o desperdício, o planejamento também significa economia no lar.
Nos negócios, uma boa gestão de estoque é fundamental para reduzir o problema. Outra solução importante é conscientizar a equipe sobre aproveitamento de alimentos, planejamento de compras e controle de validade.
Algumas práticas de consumo consciente, como usar integralmente os alimentos e aproveitar as sobras, também são importantes.
O desperdício de alimentos é um dos responsáveis pela insegurança alimentar e pela fome no mundo.
ARMAZENAMENTO ADEQUADO
Uma das estratégias essenciais para evitar o desperdício de alimentos é o seu armazenamento adequado. Mas, atenção: é preciso levar em conta o fato de que cada item demanda um tipo de ambiente. Isso influencia diretamente na vida útil dos alimentos.
FEIOS, MAS SAUDÁVEIS
A maioria das pessoas já deixou de comprar frutas, verduras ou legumes pelo simples fato de o item não estar dentro do padrão de formato e/ou tamanho esperado.
Mundo afora, existem campanhas que incentivam as pessoas a adquirirem produtos fora dos padrões, já que os alimentos “feios” não necessariamente estão impróprios para o consumo.
Mas como saber se os "FEIOS" estão bons?
Firmeza
É possível conferir se os alimentos ainda estão firmes apalpando-os.
Cheiro
Odores fortes indicam que a fruta ou o legume passou do ponto.
Aspecto
Folhas amareladas ou murchas, por exemplo, devem ser evitadas.
Contaminação
Alimentos mofados, ainda que parcialmente, são impróprios.
Brotos
Se a cebola, o alho e a batata têm brotos, significa que estão velhos.
Dicas para o consumo consciente de alimentos
Alimentos frescos, que têm vida útil mais curta, devem ficar visíveis para não serem esquecidos no fundo da geladeira ou de uma gaveta.
Produtos que vão vencer primeiro devem ficar na frente ou em cima dos mais novos ou com maior prazo de validade.
Recipientes transparentes facilitam a visualização, o que é importante para usar o alimento antes que ele vença ou estrague.
Atenção aos prazos de validade dos produtos e às indicações adequadas de armazenamento fornecidas pelo fabricante.
Itens perecíveis precisam ficar na parte mais fria da geladeira e, para evitar alterações de temperatura, não devem ser colocados na porta.
Congelar os alimentos em porções menores evita que uma quantidade maior seja descongelada. Recongelar alimentos não é uma prática recomendável.
Manter a geladeira e a despensa limpas e arejadas evita a contaminação por sujeira e a proliferação de bactérias.