Curiosidades

Os reforços da janela: os times que se reforçaram para a disputa do 2º turno

Muitos clubes do Brasileirão Assaí se movimentaram no mercado, trazendo nomes de peso; saiba quem chegou e quem partiu

O Brasileirão Assaí 2021 será lembrado por ter sido um dos mais movimentados da história em relação às chegadas e partidas durante a janela de transferências internacionais. Ou seja, não foram só as mudanças de camisa de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo que causaram frisson.

Para o segundo turno do campeonato, os nomes que vão povoar as discussões dos torcedores serão craques como Willian, Diego Costa, Calleri, Renato Augusto, Piquerez, Andreas Pereira, entre muitos outros que agora fazem parte da lista de contratados das 20 equipes que disputam a elite do futebol brasileiro.

Alguns acordos foram definidos antes da abertura da janela, outros ainda podem ocorrer dependendo da situação de um jogador, mas a massa pesada mesmo foi definida com o encerramento de agosto – e podem surgir outras novidades, caso dos jogadores que estão sem contrato e que podem ser inscritos até o final de setembro (caso do zagueiro brasileiro David Luiz).

A seguir, algumas das principais movimentações de jogadores que vão dar mais emoção ainda ao Brasileirão 2021.

AMÉRICA-MG

Depois do atacante colombiano Berrío (ex-Flamengo), o Coelho anunciou a contratação de outro experiente jogador, Mauro Zárate, de 34 anos, que estava no Boca Juniors. Defendeu times no Oriente Médio, Inglaterra, Itália e Argentina.

Quem chegou: Patric, Berrío e Mauro Zárate

ATHLETICO-PR

O zagueiro canhoto Nicolás Hernandez, colombiano de 23 anos, é rápido e considerado multifuncional, podendo atuar como lateral também, uma peça que cai sob medida nos planos do Furacão. O jogador chega com contrato de um ano após passar por Real Santander, Santa Fe e Atlético Nacional.

Quem chegou: Nicolás Hernandez, Pedro Rocha e Lucas Frasson
Quem saiu: Vitinho

ATLÉTICO-MG

Aos 32 anos, Diego Costa, ídolo no Chelsea e Atlético de Madri, fica no Galo até o fim da temporada de 2022. Este será o primeiro clube profissional brasileiro que o atacante vai defender – ele fez carreira na Europa desde 2006, passando por Portugal, Espanha e Inglaterra. Tem dupla nacionalidade e já defendeu a seleção espanhola.

Quem chegou: Diego Costa
Quem saiu: Marrony

ATLÉTICO-GO

Zagueiro de 28 anos, Pedro Henrique foi apresentado como jogador do Atlético-GO no último dia de agosto. Após cinco temporadas no futebol português e uma passagem pela Arábia Saudita, Pedro Henrique deve ter condições de ser relacionado para o jogo no dia 12 de setembro, em casa, contra o Corinthians, pela 20ª rodada da Série A.

Quem chegou: Pedro Henrique, Rickson, Brian Montenegro e Toró 
Quem saiu: Henrique Almeida

BAHIA

O volante Luizão chega ao Bahia com uma missão de ajudar o clube a sair da má fase. o jogador assinou contrato até o fim da temporada 2022. Volante de formação, pode ajudar em outros setores do campo. Ele mesmo diz que é bem versátil, atua de volante e de meia, chegando bem ao ataque. Até como lateral já jogou. Passou por São Paul, times da Ucrânia e Portugal.

Quem chegou: Danilo Fernandes, Hugo Rodallega, Lucas Mugni e Luizão

BRAGANTINO

No final de junho, o Bragantino oficializou a contratação do volante Bruno Praxedes, de 19 anos, nascido em Itaboraí (RJ) e revelado pelo Internacional na Copa São Paulo de 2020, até junho de 2026. Os valores não foram revelados, mas se falou em algo em torno dos 6 milhões de euros, tornando-se assim a aquisição mais cara da história do Massa Bruta, turbinada pelos euros da dona austríaca do clube.  

Quem chegou: Bruno Praxedes e Emiliano Martinez
Quem saiu: Claudinho

CEARÁ

O atacante Erick, de 23 anos, foi anunciado como reforço no fim de julho. Com passagem pelo futebol português (Braga e Gil Vicente), o atleta estava no Náutico, clube em que iniciou sua carreira profissional. Erick é natural do Recife e tem contrato válido até o fim de 2023.

Quem chegou: Erick

CHAPECOENSE

Na luta para deixar a lanterna do Brasileirão, a Chape oficializou a contratação do experiente volante Renê Júnior, de 31 anos. Renê já defendeu equipes como o Fluminense, Figueirense, Ponte Preta, Santos, Bahia, Coritiba e Corinthians - último clube – além de passar duas temporadas na China.

Quem chegou: Renê Júnior, Henrique Almeida e Jordan

CORINTHIANS

No dia 1º de setembro, data em que se comemora o aniversário do time de Parque São Jorge, Willian foi o presente à Fiel Toricda. O meia de 33 anos, revelado pelo Timão e com passagens pelo Shahktar Donetsk (2007-2012), Chelsea (2013-2020) e Arsenal (2020-2021), além de duas Copas do Mundo no currículo, fará companhia a Renato Augusto, Roger Guedes e Giuliano, todos contratados nas últimas semanas de agosto. 

Quem chegou: Willian, Roger Guedes, Renato Augusto, João Pedro, Giuliano, Carlos Miguel e John Kleber
Quem saiu: Jemerson, Ramiro, Cazares, Mateus Vital, Léo Natel

CUIABÁ

A diretoria trouxe o meia colombiano Yesus Cabrera, de 30 anos, que estava no América de Cali, onde foi campeão do Campeonato nacional em 2020. Estreou no fim de agosto na partida contra o Grêmio, com derrota em casa por 1 x 0.

Quem chegou: Yesus Cabrera

FLAMENGO

Filho de brasileiros, o meia Andreas Pereira nasceu na Bélgica, e defendeu o Manchester United (2014-2015), passando posteriormente por times da Espanha e Itália. Na sua estreia pelo Flamengo, no fim de agosto, o jogador de 25 amos fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra - o último na goleada de 4 x 0 sobre o Santos.

Quem chegou: Andreas Pereira e Kenedy
Quem saiu:

FLUMINENSE

O meia colombiano de 23 anos fechou acordo com o Tricolor das Laranjeiras até agosto de 2025. Arias chega do Santa Fe, da Colômbia, equipe em que atuava tanto pela ponta-esquerda quanto pelo meio, atrás do centroavante. Arias tem sido convocado para sua seleção e deve fazer parte do elenco nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.

Quem chegou: Jhon Arias e Nonato
Quem saiu: Kayky

FORTALEZA

Sem espaço no recheado elenco do Palmeiras, Lucas Lima chegou por empréstimo ao Leão do Pici com a missão de ajudar o Tricolor a se manter na parte de cima da tabela no Brasileirão. O meia de canhoto de 31 anos já defendeu o Inter, o Santos e havia chegado ao alviverde paulista em 2018. Tem 13 jogos pela seleção brasileira e foi campeão nacional em 2018.

Quem chegou: Angelo Henriquez, Depietri, Lucas Lima e Edinho

GRÊMIO

Contratado para ser “sombra” de Douglas Costa, o meia-atacante Jaminton Campaz, de 21 anos, foi buscado no Tolima e até agora foi o mais caro reforço (cerca de 4 milhões de dólares) na tentativa do Tricolor de se afastar da parte de baixo da tabela - também vieram Villasanti e Borja. Felipão espera que o colombiano dê criatividade e força ofensiva ao time para subir na tabela.

Quem chegou: Jaminton Campaz, Villasanti e Miguel Borja
Quem sai: Maicon, Matheus Henrique, Ruan e Leo Chu

INTERNACIONAL

Formado no São Paulo e com vínculo com o Barcelona, o atacante Gustavo Maia assinou contrato de empréstimo com o Inter até 31 de dezembro de 2022 - mas o Colorado acertou um valor de compra após o término do empréstimo do jogador de 20 anos. Gustavo jogou no Barça B na última temporada.

Quem chegou: Gabriel Mercado, Gustavo Maia e Kaique Rocha
Quem saiu: Bruno Praxedes, Carlos Miguel, Danilo Fernandes, Nonato e Thiago Galhardo

JUVENTUDE

O centroavante chileno Nicolas Castillo assinou contrato por empréstimo até o final da temporada. Ele pertence ao América do México, e foi relevado pelo Universidad Católica. Aos 28 anos, tem passagens por clubes da Bélgica, Alemanha, Portugal, México e foi campeão da Copa América, em 2019. Sofreu uma trombose em 2020 e ficou sem atuar por 18 meses. Recuperado, participou de alguns amistosos com o time mexicano. 

Quem chegou: Nicolas Castillo e Ricardinho
Quem sai: Matheus Peixoto

PALMEIRAS

Um lateral uruguaio por outro. Com a saída de Matias Vina, o Verdão foi buscar no Peñarol Joaquim Piquerez, jogador de 28 anos contratado junto ao clube de Montevidéu até o final de 2025. Piquerez joga de lateral e também atua com desenvoltura no meio do campo. Estreou no meio de agosto, na derrota por 2 x 0 para o Atlético-MG.

Quem chegou: Joaquim Piquerez, Jorge e Matheus Fernandes
Quem sai: Matias Vina, Lucas Lima, Pedrão, Lucas Esteves, Aníbal e Miguel Borja 

SANTOS

Emiliano Velázques - O zagueiro uruguaio de 27 anos tem passagens importantes pelo futebol Europeu, além das divisões de base da Seleção Uruguaia, país em que foi revelado em 2012. Começou sua carreira no Danubio e logo foi para o Atlético de Madrid, da Espanha. Passou ainda por Getafe, Braga e Rayo Vallecano.

Quem chegou: Matias Lacava, Jandrei, Diego Tardelli, Leo Baptistão, Galván, Camacho, Vinicius Zanocelo, Danilo Boza e Moraes
Quem saiu: Arthur Gomes, Alison, Kaio Jorge, Guilherme Nunes, Soteldo e Sabino

SÃO PAULO

Depois de cinco anos na Europa, o atacante argentino Jonathan Calleri, de 27 anos, retorna ao Tricolor por empréstimo até 31 de dezembro de 2022. Calleri pertence ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, e defendeu West Ham (Inglaterra), Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuña (Espanha) desde que deixou o São Paulo, em 2016.

Quem chegou: Calleri e Gabriel Neves
Quem saiu: Everton Felipe, Hernanes e Toró

SPORT

Depois de reforçar o gol (Saulo) e meio campo (Hernanes e Everton Felipe), o Sport contratou por empréstimo o zagueiro Pedro Henrique, junto ao  Inter, até o fim do ano. O defensor de 20 anos foi titular na seleção brasileira sub-20 - campeã do Torneio Internacional da categoria.

Quem chega: Everton Felipe, Hernanes, Pedro Henrique e Saulo
Quem saiu: Patric e Ricardinho

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!