pet shop com vários produtos para animais - Assaí Atacadista
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Abra um pet shop lucrativo com estas decisões estratégicas

Saiba como ser um empreendedor e criar um pet shop com as dicas que o Blog Assaí preparou para você!

 

Como o Brasil possui a 3⁠ª maior população de animais de estimação do mundo, não é de se surpreender que o segmento pet esteja se tornando cada vez mais forte e lucrativo. 

Não importa a espécie, a maioria dos brasileiros tem ou já teve algum tipo de animal em casa que é quase como parte da família. 

 

Se você é uma dessas pessoas, uma boa opção de negócio é o pet shop! 

Na matéria de hoje, falaremos sobre as informações essenciais que você precisa saber para criar seu próprio pet shop ou entender como funciona um, abordando os seguintes tópicos: 

 

  • • Vale a pena ter um pet shop?

  • • Negócio próprio ou franquia?

  • • Loja online ou presencial?

  • • Estoque de produtos

  • • Marketing e vendas

  • • Festival Pet Assaí: garanta o que seu animal precisa economizando!

 

Esperamos que você goste do conteúdo que preparamos. Aproveite a leitura.

banner com cofre de porquinho e moedas falando sobre as ofertas do Assaí - Assaí Atacadista - pet shop

 

Vale a pena ter um pet shop?

Com um mercado aquecido e em crescimento, o setor brasileiro de pet está em alta! 

Um levantamento realizado pelo Instituto Pet mostrou que, em 2024, o setor finalizou o ano com um aumento de 9,6% se comparado a 2023, com R$ 75,4 bilhões de faturamento.

Essa mesma pesquisa revelou o valor do faturamento médio de diferentes tipos de pet shop. Veja só:

 

  • • Pet shop de bairro (porte pequeno, com, no máximo, quatro funcionários)

R$ 60.000 até R$ 100.000

 

  • • Pet shop de médio porte (possuem de 5 a 19 funcionários)

R$ 100.001 até R$ 250.000

 

Sobre esse assunto, você também pode gostar da matéria: Mercado pet: 3 oportunidades de negócio

 

Continue lendo para entender quais fatores devem ser considerados na hora de investir em um pet shop!

 

Negócio próprio ou franquia?

Para abrir um pet shop ou qualquer outro tipo de comércio é necessário ter um capital inicial e um plano de negócios bem estruturado. Nesse caso, você precisa definir: 

 

  • • Quais serão os produtos comercializados? Alimentos, brinquedos e outros acessórios para pets? Itens de decoração? Medicamentos? 

 

  • • Os produtos serão direcionados para cachorros e gatos ou outros tipos de animais, como peixes, roedores, aves, etc.?

 

  • • Você oferecerá serviços como banho e tosa, atendimento veterinário, transporte de pets, babá ou passeador?

 

  • • Qual será o público-alvo do seu negócio? Quanto ele está disposto a pagar nos produtos e serviços? 

 

  • • Qual é o diferencial do seu pet shop em relação à concorrência? O que ele terá de novidade para atrair o público?

 

  • • O comércio venderá animais, como aves, peixes, etc.? Qual é a estrutura necessária para manter esses animais confortáveis e saudáveis?

 

Fazendo uma pesquisa de mercado completa, é possível responder a essas e outras questões importantes para um plano de negócios sólido. 

Agora, caso você opte por uma franquia, o processo é diferente, afinal, você não precisará criar esse plano do zero e, sim, seguir o existente da marca licenciada, como: 

 

  • • PetLove

  • • Pet Anjo

  • • Drogavet

  • • Rede pop pet center

  • • Clínica Veterinária Apaixonados por Quatro Patas

 

 

Se você deseja ser um franqueado ou saber mais sobre esse assunto, salve esta matéria para ler depois: Franquias populares: 4 setores para investir e faturar.

O valor necessário para o investimento e o tempo de retorno podem variar, portanto, estude bem ambas as opções para escolher o que faz mais sentido para você.

 

Loja online ou presencial?

pessoa branca fazendo carinho em um gato laranja em frente a um notebook com um site de pet shop - Assaí Atacadista

Decidir se você terá um comércio físico, online ou ambos é uma escolha fundamental para o sucesso do seu negócio, afinal, ele precisa atender às expectativas e necessidades da clientela. 

Para ajudar você a entender os benefícios e desafios de cada modelo, preparamos uma tabela com os principais fatores que impactam sua operação. Confira abaixo!

 

FATOR

PET SHOP E-COMMERCE

PET SHOP FÍSICO

Investimento inicial e custos

PRÓS: menor investimento inicial, já que os custos com hospedagem, plataforma e infraestrutura digital são mais baixos, dispensando aluguel, decoração e contas de manutenção (água, luz, etc.).

 

CONTRAS: o sistema online e a logística de entregas eficientes são investimentos fundamentais.

PRÓS: em uma localização estratégica, é possível atrair a visibilidade da clientela.

 

CONTRAS: possui custos fixos altos, como aluguel e contas de manutenção.

Alcance e operação

PRÓS: está disponível 24h por dia nos 7 dias da semana com alcance nacional ou regional.

 

CONTRAS: concorrência alta, desafios de logística, segurança e política de devoluções.

PRÓS: atendimento interativo, já que o cliente pode tirar suas dúvidas com um funcionário.

 

CONTRAS: limitação geográfica e horários fixos de atendimento.

Experiência do cliente

PRÓS: oferece mais comodidade e facilidade, já que o cliente pode comprar e receber onde estiver.

 

CONTRAS: o público pode ter dificuldade em confiar na marca, principalmente sem avaliações de outros clientes.

PRÓS: o cliente pode usar os sentidos para entender se o produto faz sentido para o seu animal, recebendo um atendimento personalizado.

 

CONTRAS: menos flexibilidade e comodidade, principalmente para clientes com horário apertados.

Estoque e logística

PRÓS: operação objetiva com modelo dropshipping e uma menor carga de estoque físico.

 

CONTRAS: necessita de uma gestão logística e parceiros de confiança ou a entrega pode atrasar/ser danificada.

PRÓS: estoque à pronta-entrega, prático para quem precisa fazer compras imediatas. 

 

CONTRAS: espaço limitado, correndo o perigo de faltar espaço para itens ou manter produtos ultrapassados.

 

Estoque de produtos

Para novos negócios, o ideal é que o estoque seja limitado, principalmente para os itens perecíveis.

Afinal, conquistar uma clientela fixa pode levar um tempo e, consequentemente, passar do prazo de validade, gerando prejuízos para o seu comércio. 

 

O espaço precisa ser limpo, arejado e organizado, garantindo que o cliente (ou você, no caso de um pet shop online) encontre os produtos e as informações de que precisa sem dificuldades.

Conforme o comércio ganhar clientes regulares, você pode aumentar a quantidade de mercadorias. 

 

Para simplificar o controle e a gestão dos itens no estoque, considere contratar um sistema especializado ou, no mínimo, uma planilha do Excel. Evite anotações avulsas em papéis, pois essas informações podem se perder. 

 

Marketing e vendas

cachorro com óculos e gravata em frente a um notebook - pet shop - Assaí Atacadista

“Marketing é a alma do negócio.” 

Esse ditado popular mostra que investir na comunicação do comércio é fundamental não só para despertar o interesse do público, mas também para criar uma comunidade de clientes fiéis. 

Lembra o diferencial que falamos no início? Ele pode ser usado como base para ajudar na divulgação do negócio por meio das redes sociais, Google Meu Negócio, etc.

 

Ter uma identidade visual forte, com cores e elementos originais, também facilita a identificação da marca. O nome do comércio também tem um papel essencial no marketing, afinal, ele precisa ser fácil o suficiente para a clientela lembrar e associar com um pet shop. 

 

Para conseguir aumentar as vendas e a visibilidade do seu pet shop, procure outros negócios complementares para criar eventos e promoção em parceria. 

 

Ter uma equipe de atendimento qualificada também fará a diferença nos resultados das vendas online ou presenciais, pois, construindo um bom relacionamento com os clientes, você também poderá contar com o marketing “boca a boca”, atraindo mais consumidores. 

 

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você! Se você conhece alguém que se interessa por esse assunto, não se esqueça de compartilhar com ela no WhatsApp ou nas redes sociais. 

Também indicamos a leitura da matéria: Pets: como receber um no seu estabelecimento.

 

Festival Pet Assaí: garanta o que seu animal precisa economizando!

O Festival Pet está IMPERDÍVEL, com alimentos, produtos de higiene, brinquedos, acessórios e mais uma variedade de itens para o seu pet shop ou seu animal de estimação. 

Não perca essa chance de comprar economizando ainda mais no Assaí Atacadista. 

Acesse assai.com.br/ofertas veja o jornal de ofertas e visite a loja do Assaí mais próxima para comprar.

 

Para ter acesso a descontos exclusivos e ainda ser um dos primeiros a descobrir as novidades do Assaí, baixe o App Meu Assaí gratuitamente clicando AQUI. 

 

Continue navegando pelo Blog Assaí para mais conteúdos e dicas para a sua casa e seu negócio. Até a próxima!

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