mulher negra usando notebook no estoque de uma loja-Assaí Atacadista-Lojas online
Compartilhe

Lojas online: 3 dicas estratégicas para a semana da Black Friday

Você também pode ouvir esse conteúdo!

A Black Friday é um evento extremamente importante para a maioria dos negócios, especialmente os varejistas que passam meses se preparando para a data, afinal esse é um dos momentos com mais vendas, impulsionando o faturamento do negócio. 

 

As lojas online são preferência de 47% por consumidores entrevistados pelo estudo “Black Friday 2025 – a Black além do preço”  da Mind Miners e as expectativas são positivas, pois segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o faturamento dos marketplaces deve passar de R$13 bilhões! 

 

Com a popularidade das compras por e-commerce na Black Friday, os empreendedores da área precisam mostrar que estão preparados para atender aos consumidores oferecendo a qualidade e economia que eles esperam. 

Na semana do evento é importante dar os toques finais na campanha para refinar a estratégia antes do grande dia, por isso preparamos essa matéria para te ajudar nessa etapa final! 

 

Esperamos que você goste do conteúdo e aproveite a leitura. Não esqueça de compartilhar para mais pessoas que também gostam desse assunto.

banner com ícone vetorial de um pin de localização e uma cesta de compras falando sobre lojas do assaí atacadista perto-lojas online

 

Como as lojas online podem faturar na Black Friday?

Sabia que 70% dos brasileiros tem planos de fazer compras de R$500 ou mais na Black Friday? Um estudo realizado pela plataforma Tray revelou que os consumidores estão prontos para investir, mas que também possuem mais exigências. 

 

Os principais fatores que influenciam a decisão de compra das pessoas na Black Friday, são: 

 

  • Produto/serviço com preço baixo de verdade

  • Taxa de entrega grátis ou mínima

  • Loja com a reputação positiva

  • Transparência nas informações

 

Como o nível de maturidade digital dos consumidores aumentou, esse é o básico que seu negócio precisa ter para se destacar no mercado e ser considerado na hora das compras. 

Leia depois: Black Friday para negócios: evite prejuízos com este checklist

 

A seguir, mostraremos para você 3 áreas estratégicas que precisam de uma atenção especial para que seu negócio consiga conquistar a clientela e vender muito! Continue lendo para conferir.

 

Otimize as páginas de produtos

tablet e celular com uma tela de site de compras-lojas online-Assaí Atacadista

Quando o assunto são lojas online, a pesquisa da Tray também mostra que 75% dos consumidores preferem comprar pelo celular, enquanto apenas 20% usam o computador. 

Além disso, os canais que as pessoas mais procuram na hora de comprar são sites das lojas (58%) e os aplicativos (52%), isso significa que ambos precisam estar funcionando perfeitamente no lançamento da campanha de Black Friday. 

 

Sendo assim, você (ou a equipe de marketing/desenvolvimento) precisará otimizar as páginas, ou seja, verificar se elas estão com as informações corretas e sem elementos que podem deixar o carregamento lento ou travando.

Checar se todos os botões, links e funcionalidades estão disponíveis e corretas também é muito importante para não causar frustrações nos consumidores.

 

Para te ajudar a não esquecer de nada, preparamos uma lista com as dicas resumidas, veja a seguir: 

 

Verifique se as informações do produto estão corretas

  • Preço, desconto, título, descrição, imagens, tudo tem de estar atualizado e sem erros.
     

  • Estoque: mostre se o item está em “estoque” ou “esgotado”, para evitar vender algo que não tem.

 

Otimize as imagens e carregamento da página

  • Imagens grandes demais atrasam o carregamento: comprima elas e reduza o tamanho com a ajuda de designers, ou sites como esse.
     

  • Teste o tempo de carregamento da página, o ideal é que não passe de 2 segundos.
     

  • Certifique-se de que a página abre bem no mobile, pois como os dados mostraram o maior número de acessos vem do celular. 

 

Teste todos os botões e links importantes

  • Botão “Adicionar ao carrinho”, links para outras páginas (ex: política de devolução), códigos promocionais, tudo deve funcionar!

 

Simplifique e torne claro o processo de compra

  • Mostre preço com desconto, “compre agora”, opção de checkout sem complicação.
     

  • Permita checkout como convidado (sem precisar criar conta). Isso reduz o abandono.
     

  • Inclua selos de confiabilidade, política de devolução, entre outros, bem visíveis, assim é possível aumentar a confiança.
     

Indique claramente prazo de entrega, frete, devolução

  • No período da Black Friday, os clientes querem saber “quando chega” , além de saber como devolver caso precise. Deixe essas informações claras!
     

  • Se houver limitação de estoque (“apenas 3 unidades”), mostre isso, afinal o gatilho de urgência pode incentivar a compra.
     

Garanta que o site aguente o aumento de tráfego

  • Faça testes de carga/tráfego para garantir que o servidor não vai “cair” e ter planos de ação caso isso aconteça pelo alto número de acessos.
     

  • Caso você venda para outras regiões além da sua, se possível, use a CDN (rede de distribuição de conteúdo).
     

Otimize para busca e visibilidade (SEO básico)

  • Use bons títulos de produto, meta-descrições, URLs amigáveis e até hashtags nas publicações das redes sociais. Isso ajuda a loja ser encontrada nos buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc).

 

Atenção a logística

homem olhando para caixas em um estoque logístico-lojas online-Assaí Atacadista

Os descontos e condições de pagamento facilitados são fundamentais para todas as lojas online na Black Friday, mas cuidar dos processos logísticos também é essencial para agradar os clientes. 

Sabendo disso, repasse os combinados com a empresa contratada para realizar a logística, ou caso seu negócio faça isso de maneira interna, revise os processos para ter segurança, previsibilidade e um plano para lidar com situações inesperadas. 

 

Não sabe o que verificar? Então confira a lista a seguir: 

 

  • Quantidade de produtos disponíveis no estoque 

  • Prazo para o envio dos produtos com as transportadoras

  • Controle da saída/entrada de itens no estoque

  • Plano para reposição de produtos caso acabe o do estoque

  • Material informativo sobre o processo logístico

  • Página de acompanhamento do pedido (confirmado, separado, a caminho)

 

Seu negócio está preparado para as devoluções? Mesmo não sendo agradável, é um direito do consumidor, então é preciso explicar como funciona o processo na loja. O mesmo se aplica a trocas de produtos.

 

Resolução de problemas

fundo azul com uma pessoa olhando para pontos de interrogação-lojas online-Assaí Atacadista

Por fim, qualquer loja, seja ela online ou física, deve ter um manual de resolução de problemas para evitar dores de cabeça e procurar garantir a satisfação do cliente. 

Também conhecido como “plano de contingência”, esse documento deve ter mapeado todas as questões possíveis, como atraso na entrega, site lento ou instável, entre outros cenários.

 

Como mencionamos na introdução, seu negócio passa mais credibilidade quando é transparente, então tenha uma página e publicação nas redes sociais com respostas para as dúvidas mais frequentes (FAQ), como cupons de desconto, entregas, devoluções, programa de indicação, etc. 

 

Para finalizar, não esqueça de orientar a equipe de atendimento para prestar o suporte necessário através do chat do site, WhatsApp, e outros canais, mostrando que a loja está preocupada com as necessidades do cliente. 

 

Aprofunde-se nesse assunto, lendo a matéria: Atendimento ao cliente: 3 técnicas para a Black Friday

 

Prepare-se para economizar mais ainda no Assaí

Melhor do que essas dicas só as ofertas do Assaí Atacadista! Acesse assai.com.br/ofertas, veja e visite a loja mais próxima de você para aproveitar e abastecer seu negócio ou seu lar. 

Lembrando que o Assaí não possuí e-commerce, então cuidado para não cair em golpes. Caso queira comprar online, conte com o Ifood e Rappi, os parceiros do Assaí Atacadista. 

 

Não perca conteúdos exclusivos nas redes sociais oficiais do Assaí, além de novidades sobre o período. Siga sua preferida e compartilhe para mais pessoas. Instagram | Facebook | TikTok | YouTube

Obrigado por ler até o fim! Continue explorando o Blog Assaí para mais conteúdos úteis para seu comércio ou sua casa.

Você também pode
gostar de:

familia negra feliz cozinhando com um casal de filhos - Dia da Consciência Negra - Assaí Atacadista - culinária afro-brasileira

Culinária afro-brasileira: 5 receitas deliciosas para celebrar

Honre o Dia da Consciência Negra preparando receitas maravilhosas da culinária afro-brasileira! A relevância da...

4 dicas simples para manter seu assento almofadado limpo e novo

Saiba como higienizar o assento almofadado da Astra corretamente e mantê-lo como novo por mais tempo com essas di

Conheça a edição especial da margarina Claybom a 1⁠ª do Brasil

Veja a história da margarina Claybom, a primeira margarina do Brasil e comemore os 75 da marca com a edição espec

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!