A importância do cálcio para as crianças
28/08/2018 - 09h
Entenda a importância do nutriente e qual é a ingestão diária recomendada para as crianças
O cálcio é um dos minerais mais importantes para o corpo humano. Por isso, é fundamental que a ingestão de cálcio aconteça diariamente durante toda a nossa vida. A importância do cálcio para as crianças é enorme, já que o déficit do nutriente na infância pode desencadear doenças graves na fase adulta.
Benefícios
O cálcio é essencial para o crescimento adequado, o desenvolvimento e a manutenção dos dentes e ossos. Além disso, o nutriente também participa dos processos de transporte de nutrientes nas células, secreção hormonal e liberação de enzimas para o metabolismo. Ou seja, o cálcio é extremamente importante para o bom funcionamento do nosso organismo.
Recomendação diária de cálcio para crianças
Desde a infância até a fase adulta, o cálcio está presente na nossa alimentação. Mas existe uma recomendação diária para que não ocorra déficit do minério no nosso organismo:
- 0 a 6 meses – 210mg
- 7 a 12 meses – 270mg
- 1 a 3 anos – 500mg
- 4 a 8 anos – 800mg
- 9 a 18 anos – 1.300mg
Impactos na vida adulta
O baixo consumo de cálcio na infância e adolescência está diretamente relacionado a déficits de crescimento e desenvolvimento. Além disso, o adulto com baixo teor de cálcio tem mais chances de desenvolver sobrepeso ou obesidade, doenças ósseas e fraturas.
Principais fontes
Hortaliças que possuem folhas verdes escuras (como couve, brócolis e espinafre), soja, ovos e peixes são alguns alimentos ricos em cálcio. No entanto, o leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o corpo humano. Além de levar todos os nutrientes presentes no leite, o Toddynho é enriquecido com cálcio, proporcionando o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Gostou desta matéria? Então compartilhe-a! E, para mais conteúdo exclusivo, acesse o Blog Assaí.