Restaurantes: alimentação saudável
27/07/2015 - 14h
Cada vez mais interessadas em uma alimentação saudável, as pessoas buscam aliar sabor e nutrição em suas refeições. Dessa forma, os alimentos integrais – ricos em fibras, minerais e nutrientes – vão ganhando espaço em restaurantes e buffets. Isso porque eles não passam por nenhum processo de refinação, fator que ajuda a conservar todos os seus componentes originais, incluindo cascas e películas protetoras. Portanto, saber variar o cardápio é essencial para tornar seu negócio atrativo.
Para elaborar opções variadas com esses elementos, é preciso conhecer cada grupo de alimentos integrais. Confira a lista que preparamos, tome nota e deixe como lembrete no mural de sua cozinha ou em seu livro de receitas!
- Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
- Farinha de trigo integral: apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
- Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
- Cevada em grão: cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e betacaroteno.
- Trigo em grão: rico em ácido glutâmico (aminoácido). Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco. Também é muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru.
- Açúcar mascavo: apresenta ferro, potássio e vitaminas, mas não deve ser usado por diabéticos.
Quando conhecemos os tipos de alimentos (função e indicação), é possível criar opções alternativas e saborosas para sua clientela. Que tal uma massa integral bem leve, feita com cebolinha, salsinha, manjericão e um toque de azeite? O arroz integral pode ganhar outra cara e ficar colorido quando cozido em caldo de legumes (que devem ser fatiados e fervidos em temperatura baixa). Aproveite esses legumes na preparação de outras receitas.
Frutas como melão, mamão e banana podem ser oferecidas acompanhadas por uma farofa saborosa e nutritiva de linhaça, amêndoa e açúcar mascavo. Transforme o arroz doce em arroz doce integral, substituindo os grãos brancos. E prepare o tradicional “bolinho da vovó” com farinha integral, aveia e passas. O sabor principal fica por sua conta: banana, cenoura ou maçã.