Compartilhe

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve?

Todas as decisões relacionadas aos negócios contêm certo grau de incerteza; tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como às suas consequências. Para diminuir estas incertezas e influenciar as decisões, existem as pesquisas de mercado.

A maior parte dos dados necessários à empresa que está fazendo sua pesquisa pode ser obtida com entidades que já compilaram estas informações previamente, como, por exemplo, o IBGE, Sebrae e associações comerciais.

Em algumas circunstâncias, entretanto, a necessidade de informações persiste após o esgotamento destas fontes. Nestes casos deve-se pensar em elaborar uma pesquisa própria, com enfoque em aspectos fundamentais do empreendimento. Para isto, é preciso desenvolver um roteiro básico de perguntas a serem levantadas junto aos entrevistados. Essas perguntas devem ser simples, diretas e imparciais.

Para que esta pesquisa seja útil ao negócio, é preciso estabelecer claramente qual o seu objetivo, para saber quais questionamentos que o farão alcançá-lo. Geralmente, existem três aspectos imprescindíveis em uma pesquisa de mercado.

  1. Conhecer o cliente - desvendar seus aspectos quantitativos para estimar qual o potencial do mercado onde se atua e qual participação a empresa terá neste mercado. É importante também traçar um perfil dos clientes; esta informação serve como subsídio para direcionar as ações do negócio para um público estabelecido e conhecido. Estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda e idade são algumas informações fundamentais nesta etapa.
  2. Estudar a concorrência - com a identificação dos concorrentes diretos de sua empresa, busque informações adicionais, através de pesquisa de mercado e de observação que o proprietário e seus colaboradores podem realizar. Neste processo, identifique os pontos principais para se diferenciar da concorrência e se tornar mais competitivo, considerando aspectos como a localização, preço, comunicação, especialização, produtos ou serviços com qualidade superior e atendimento personalizado.
  3. Fornecedores – deve-se iniciar essa análise identificando quem são seus fornecedores, onde se localizam, o tempo que a mercadoria leva para chegar, valor do frete, custos em geral e condições de pagamento. Essas informações são fundamentais para determinar as despesas do negócio.

Você também pode
gostar de:

mesa com pequenos potes de molhos para batata frita - Assaí Atacadista

Molhos para batata frita: aprenda receitas de lamber os dedos!

Saboreie novos molhos para batata frita e deixe a hora do lanche ainda mais gostosa!  

lupa com hamburguer com um mapa mundial no fundo - hamburgueres exóticos - Assaí Atacadista

Hambúrgueres exóticos - uma jornada gastronômica ao redor do mundo

Descubra quais são os hambúrgueres exóticos ao redor do mundo!

fundo vermelho com fita métrica relógio e prato de comida - receitas rápidas - Assaí Atacadista

4 receitas rápidas e saudáveis para comer no dia a dia

Economize tempo preparando estas receitas rápidas para comer!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!