Compartilhe

Invista nos uniformes corretos

Além de diferenciar as áreas de atividade, a uniformização correta ajuda a evitar contaminações e acidentes

Além de diferenciar as áreas de atividade, a uniformização correta ajuda a evitar contaminações e acidentes

Quando o assunto é comida, faz toda a diferença entrar em um estabelecimento que se preocupa com a uniformização dos funcionários. Os tradicionais uniformes influenciam na boa apresentação do funcionário, ajudam os clientes a identificarem as diversas áreas de atividade dentro do estabelecimento e, ainda, evitam contaminações e acidentes.

Ao estipular diferentes cores para cada atividade desenvolvida no restaurante, é possível facilitar a comunicação com o cliente e aprimorar o atendimento, já que o consumidor irá identificar com facilidade o profissional que pode auxiliá-lo. Uma boa prática é determinar uniformes distintos para garçons, cozinheiros e atendentes (caixa, recepção), por exemplo. Se possível, uniformizar os entregadores também pode ser interessante.

Além disso, esses trajes especiais têm a função de auxiliar nas práticas de segurança alimentar. É comum, por exemplo, vermos cozinheiros utilizando roupas de cores claras ou brancas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), as cores claras são ideias para a percepção de sujeiras e manchas, mas não são as únicas especificações que devem ser observadas em um uniforme. O tecido é parte primordial e influencia tanto na resistência, quanto na prevenção de contaminações.

De acordo com a entidade, a mistura ideal é a que contêm 67% de poliéster e 33% de algodão. Por ser mais leve, esse tecido tolera mais ventilação e permite uma melhor absorção do suor, ajudando a evitar a contaminação pela proliferação de bactérias.

Seja na manipulação dos alimentos ou na hora de servir os clientes, o uso do avental também está diretamente relacionado à higiene do local e é fundamental para manter o ambiente sempre limpo. Mantenha alguns aventais guardados em caso de acidentes.

Além do uniforme, o uso de tocas, gorros, redes no cabelo e luvas é obrigatório quando o funcionário é responsável pela manipulação de alimentos. O ideal é que o profissional também utilize os sapatos certos na cozinha – fechados, resistentes e antiderrapantes -, que podem proteger os pés se algum alimento quente cair no chão e evitar acidentes com pisos escorregadios.

É importante que o uniforme seja trocado todos os dias e limpo constantemente, a fim de evitar que restos de comida ou suor possam contaminar os alimentos frescos.

Você também pode
gostar de:

mesas e cadeiras da parte externa de um restaurante lucrativo - Assaí Atacadista

Como ter um bar ou restaurante lucrativo neste verão?

Tenha um bar ou restaurante lucrativo incluindo as dicas estratégicas do Blog Assaí no planejamento do seu negócio!

mãos clicando em uma calculadora e escrevendo em um caderno com notas de dinheiro e um óculos de grau na mesa - dicas de economia no verão - Assaí Atacadista

Verão no azul: 4 dicas de economia que vão salvar seu bolso

Gaste menos sem passar calor neste verão com as dicas de economia que o Blog Assaí reuniu para você!

prato com salada, creme e espetinho de frango - receitas leves para o verão - Assaí Atacadista

5 receitas leves e fáceis para um verão cheio de sabor!

Aprenda a fazer receitas leves e refrescantes para o verão e equilibre sua alimentação!

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!