Compartilhe

Invista nos uniformes corretos

Além de diferenciar as áreas de atividade, a uniformização correta ajuda a evitar contaminações e acidentes

Além de diferenciar as áreas de atividade, a uniformização correta ajuda a evitar contaminações e acidentes

Quando o assunto é comida, faz toda a diferença entrar em um estabelecimento que se preocupa com a uniformização dos funcionários. Os tradicionais uniformes influenciam na boa apresentação do funcionário, ajudam os clientes a identificarem as diversas áreas de atividade dentro do estabelecimento e, ainda, evitam contaminações e acidentes.

Ao estipular diferentes cores para cada atividade desenvolvida no restaurante, é possível facilitar a comunicação com o cliente e aprimorar o atendimento, já que o consumidor irá identificar com facilidade o profissional que pode auxiliá-lo. Uma boa prática é determinar uniformes distintos para garçons, cozinheiros e atendentes (caixa, recepção), por exemplo. Se possível, uniformizar os entregadores também pode ser interessante.

Além disso, esses trajes especiais têm a função de auxiliar nas práticas de segurança alimentar. É comum, por exemplo, vermos cozinheiros utilizando roupas de cores claras ou brancas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC), as cores claras são ideias para a percepção de sujeiras e manchas, mas não são as únicas especificações que devem ser observadas em um uniforme. O tecido é parte primordial e influencia tanto na resistência, quanto na prevenção de contaminações.

De acordo com a entidade, a mistura ideal é a que contêm 67% de poliéster e 33% de algodão. Por ser mais leve, esse tecido tolera mais ventilação e permite uma melhor absorção do suor, ajudando a evitar a contaminação pela proliferação de bactérias.

Seja na manipulação dos alimentos ou na hora de servir os clientes, o uso do avental também está diretamente relacionado à higiene do local e é fundamental para manter o ambiente sempre limpo. Mantenha alguns aventais guardados em caso de acidentes.

Além do uniforme, o uso de tocas, gorros, redes no cabelo e luvas é obrigatório quando o funcionário é responsável pela manipulação de alimentos. O ideal é que o profissional também utilize os sapatos certos na cozinha – fechados, resistentes e antiderrapantes -, que podem proteger os pés se algum alimento quente cair no chão e evitar acidentes com pisos escorregadios.

É importante que o uniforme seja trocado todos os dias e limpo constantemente, a fim de evitar que restos de comida ou suor possam contaminar os alimentos frescos.

Você também pode
gostar de:

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

caixas e gondolas com produtos na loja do Assaí Atacadista de Jóquei - BA

Serviços do Assaí: conheça as facilidades do atacado para você!

Conheça os serviços do Assaí Atacadista e venha fazer suas compras economizando!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!