Compartilhe

Invista no seu ponto de venda

É possível conquistar um crescimento médio de 30% nas vendas com pequenas mudanças e baixos investimentos para tornar seu ponto de venda interessante e aconchegante. Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pelo Sebrae/SP junto a clientes que participaram de um programa voltado ao comércio varejista que estimulava a melhoria do visual merchandising, o que inclui fachada, vitrine, comunicação interna, entre outros itens.

Atualmente, não basta oferecer um produto com boa qualidade e bom preço. Ao entrar no estabelecimento, o consumidor deve ser envolvido por uma série de fatores que o estimulem a comprar naquele local. Confira algumas dicas para deixar seu estabelecimento mais atrativo e conquistar clientes.

Marketing sensorial: recursos sensoriais podem desencadear fortes respostas emocionais nos clientes e estimular o impulso de compra. Em ambientes que vendem café, o aroma da bebida deve ser agradável e predominante, por exemplo. As imagens também devem chamar a atenção para a qualidade da bebida. O aroma de chocolate em uma parreira de ovos de Páscoa ou o cheiro de grama em loja de materiais esportivos na seção de chuteiras também são alguns exemplos.

Experiência de compra: o ato de provar um sapato na loja, por exemplo, fica mais bem aproveitado se houver onde se sentar; melhor ainda se for possível colocar os pés no chão ou caminhar. Essa atitude promove um experimento concreto, palpável e interfere na decisão de compra.

Degustação: aguçar o paladar do cliente é um recurso estratégico e uma chance de fazê-lo realizar a compra. Por mais simples que seja essa atitude, ela apresenta um pouco do seu negócio para o seu público e pode fazer o comprador já assíduo ampliar suas compras ao conhecer um novo produto que agrade.

Trilha sonora: o som ambiente pode ser estimulador das compras. Através deste recurso você pode atingir um público específico. Para acertar, é importante conhecer seu público-alvo antes de investir na estratégia.

Exposição estratégica: aproveitar as datas sazonais, como a Páscoa, é sempre uma boa oportunidade para causar um impacto visual no seu estabelecimento. Use elementos característicos da data e invista em estratégias para a exposição de produtos típicos. Comuns em supermercados, pequenos expositores ou ilhas colocados próximos ao caixa estimulam compras por impulso.

 Passo a passo: definir o padrão visual é a primeira etapa para montar uma vitrine competitiva, o que inclui a escolha das cores, sempre cuidando para evitar a poluição visual. O segundo passo é definir o tema da loja e explorá-lo na vitrine. Outra tática importante é manter a comunicação sempre à altura dos olhos do cliente.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas conversando sobre gestão de restaurante com papeis na mesa - Assaí Atacadista

Bares e restaurantes: 10 dicas de gestão

Os conhecimentos básicos sobre gestão de restaurante estão aqui

Chá com Água Gelada: entre nessa tendência deliciosa com Leão!

Inove no consumo de bebidas, com o Chá com Água Gelada da Leão!  

relógio de ponteiro amarelo com papel atrás - economia de tempo - Assaí Atacadista

Economia de tempo: 5 estratégias para ser mais produtivo

Veja como praticar a economia de tempo e tenha uma rotina mais produtiva!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!