Conquiste seu cliente no café da manhã
06/10/2015 - 14h
O setor da hotelaria tem grande competitividade. Nesse tipo de cenário, cabe aos gestores pensar em diferenciais que realmente sejam capazes de influenciar a decisão de quem busca um lugar para se hospedar. Que tal usar o café da manhã como atrativo para seus clientes?
Oferecer a refeição, esteja ela incluída no valor da hospedagem ou não, é uma das facilidades que os clientes de hotéis, pousadas e hostels consideram na hora de fazer a reserva. Por isso é tão importante que essa informação esteja visível nos seus materiais de divulgação. Procure sempre incluir fotos bonitas dos alimentos que você oferece – afinal, a expressão “café da manhã de hotel” é, para muita gente, sinônimo de uma mesa farta, com produtos de qualidade. Nesses casos, o café da manhã, que muitas vezes é feito com pressa no dia a dia, se torna um momento para relaxar e aproveitar.
Turistas adoram experimentar comidas locais. Por isso, ter duas ou três opções de pratos típicos adaptados para essa refeição é um ótimo diferencial. A mesa de um café da manhã excelente deve ter diversidade, pois alimentação envolve diferentes paladares, e é preciso oferecer variedade para que todos os clientes encontrem algo que lhes agrade.
Que tal desenvolver uma receita exclusiva? Incentive seus funcionários a desenvolver algum prato e divulgue como o especial da casa. Em caso de buffets, não se esqueça de ficar sempre atento à montagem da mesa: de nada adianta você ter um belo cardápio se a apresentação não for feita da forma correta. Atenção especial às frutas, aos frios e aos pratos quentes, para que estejam sempre na temperatura ideal. No último caso, avalie se não é mais vantajoso ter um cardápio separado para as opções quentes e prepará-las na hora, de acordo com a demanda dos clientes.
Confira alguns itens que não podem faltar:
- Pães: Tenha sempre opções brancas e integrais.
- Bolos: Nada de oferecer apenas receitas muito elaboradas. Algumas pessoas preferem tomar um café da manhã mais leve, por isso, ofereça também opções simples, sem recheios e coberturas.
- Frios: Vale sempre ter opções mais lights.
- Frutas: Não precisam ser sempre as mesmas. Busque frutas da estação: elas estarão mais frescas.
- Café: Lembre-se de que algumas pessoas não gostam de café adoçado, por isso, ofereça a bebida pura para que cada hóspede beba como preferir.