Como montar um plano de fidelização para sua empresa
16/11/2015 - 11h
Em meio a tanta concorrência em vários setores do mercado, fazer com que o cliente se torne fiel pode ser uma grande dificuldade para o empresário. Alguns métodos, no entanto, têm se mostrado constantes em histórias de sucesso: qualidade de serviços, boa comunicação, bom atendimento, preço acessível e estrutura adequada são alguns deles.
De acordo com o Sebrae, quando o consumidor percebe que existe uma preocupação com a sua satisfação, as chances de ele se tornar fiel são maiores. Para que isso seja possível, é necessário identificar as necessidades do público e o que o motiva a voltar a comprar em uma mesma empresa. Tenha em mente, no entanto, que o fato de o cliente ter ficado satisfeito com a compra não quer dizer, necessariamente, que ele se tornará fiel.
Para entender o mercado e evitar frustrações, montar um bom plano de fidelização pode ser uma solução. Alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de implementá-lo:
Atendimento
Trabalhe para que o seu cliente se sinta o mais confortável possível na hora da compra, e não forçado a adquirir um produto. Treine constantemente os seus funcionários para que esse profissionalismo seja notado e valorizado por quem frequenta o seu negócio.
Informações sobre o público
A melhor forma de entender e melhorar o atendimento é conhecendo o perfil do público consumidor, com suas preferências e seus desejos.
Relacionamento
Para saber o que o seu público pensa, é preciso desenvolver canais de comunicações diretos. As redes sociais, por exemplo, são uma ferramenta extremamente útil para diminuir a distância entre cliente e empresa. Por esse canal, também é possível fazer pesquisas e anunciar novos produtos.
Tratamento diferenciado
Com um pequeno cadastro, é possível ter informações muito relevantes na hora de organizar um calendário anual, lembrando de datas importantes como aniversário, Dia dos Pais e Dia das Mães, e enviando felicitações e, quando possível, oferecendo algum desconto.