Compartilhe

Comida sobre rodas

Os food trucks, vistos como uma tendência nos Estados Unidos nos últimos anos, desembarcaram no Brasil pela cidade de São Paulo e já estão se espalhando por todo o país. Montá-los, entretanto – como qualquer outro negócio –, exige cuidados, que começam com pesquisa de mercado e planejamento.

Mas, antes de qualquer coisa, o que são, afinal, os food trucks?

A definição de César Nogueira, fundador da Food Truck Negócios, uma consultoria especializada no segmento, é clara: “É qualquer tipo de comércio de alimentos montado sobre uma plataforma de tração mecânica”. Até esse ponto parece simples, mas é só a demarcação de um negócio que sobre este eixo mecânico tem se mostrado cada vez mais dinâmico e criativo.

Legislação

Para começar a pensar em abrir semelhante negócio, é imprescindível conhecer a legislação que o rege. Como a norma é municipal, cada cidade deve ter a sua, mas até agora apenas o município de São Paulo conta com a regulamentação. Em outras cidades, como Curitiba e Belo Horizonte, ela está em aprovação.

Conceito e cardápio

Para a montagem do cardápio, conforme orienta a consultora do Sebrae, as opções devem ser restritas. “O cardápio deve ser enxuto, não dá para fazê-lo muito grande. A ideia é ter um alimento base e trabalhar com variações: um sanduíche com diferentes molhos ou um pastel com diversos recheios, por exemplo”, explica Sônia.

César Nogueira reforça a importância da definição do cardápio: “Essa é uma das mais importantes decisões que você vai tomar. O conceito de seu food truck e seu cardápio podem ser os dois maiores anzóis para pescar clientes fiéis”. Ele destaca também a importância de um cardápio restrito: “Menos pratos no menu significa menos ingredientes para comprar, menos receitas para preparar e menos oportunidades para que algo dê errado. Quando o menu é centrado em torno de alguns itens-chave, você pode concentrar seu tempo e sua energia em fazer esses pratos exclusivos de forma rápida, barata e eficiente”.

O truck

“A definição do conceito e do cardápio é essencial para saber qual será a logística do negócio e quais equipamentos ele exigirá. A grosso modo, pode-se falar em um investimento total entre R$ 45 mil e R$ 300 mil para ter seu food truck finalizado, incluindo o valor do veículo sobre o qual ele será montado”, afirma Nogueira.

Você também pode
gostar de:

pessoas com trajes de São João em uma festa - Assaí Atacadista - dicas de segurança

Dicas de segurança para um São João tranquilo e divertido

Confira dicas de segurança para curtir as festas e eventos do período de São João e curta sem medo evitando...

pratos com comidas típicas de São João e um chapéu de palha em uma toalha floral - Assaí Atacadista

Comidas típicas de São João: 50 receitas para o seu cardápio!

Crie um menu de São João recheado com as comidas típicas mais amadas da temporada! Confira dicas de receitas no Blog...

mulher negra empreendedora ao lado de um homem branco empreendedor ambos com os braços cruzados - Assaí Atacadista - parcerias locais

Parcerias locais: impulsione seu negócio durante o São João!

Faça seu negócio crescer e prosperar economizando tempo e dinheiro ao contar com a ajuda de parcerias locais com...

Fornecedores do Assaí

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!