Curiosidades

As promessas de 2021: os candidatos a revelação do Brasileirão Assaí 2021

Desde 2007, a novidade da competição recebe um troféu para chamar de seu. Relembre os últimos ganhadores e fortes candidatos ao prêmio deste ano

Claro, as edições passadas do Brasileirão Assaí são quase sempre lembradas pelo time campeão ou pelo grande craque da competição. Mas também dá para recordar dos primeiros passos dos talentos que passaram pelo campeonato nacional e causaram alvoroço. 

Desde 2007, a CBF decidiu celebrar a novidade mais eletrizante com o troféu de Revelação entregue sempre no Prêmio Craque do Brasileirão. No último ano, o meia Claudinho, do Red Bull Bragantino, conseguiu um feito até então inédito: levar os dois prêmios (de revelação e de craque do campeonato).

Após o lindo gol de bicicleta marcado na 5ª rodada, o atacante Rodrigo Muniz, do Flamengo, se colocou como um forte candidato ao prêmio. Mas ele terá uma dura concorrência na linha de frente do rubro-negro, “só” Pedro, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa, o Gabigol.

No rival Fluminense, a jovem promessa da equipe já deu lucro ao Tricolor antes mesmo de estrear pela equipe profissional. Kayky, o canhoto de 18 anos recém-completados foi comprado em Abril deste ano pelo Manchester City, da Inglaterra, por 10 milhões de euros. Para a sorte da torcida, a joia de Xerém ficará no Flu até o final do ano.

O Santos, que adora dizer que os raios caem várias vezes na Vila Belmiro, tem uma nova geração pedindo passagem. Além dos campeões mundiais Sub-17 Kaio Jorge e Sandry, o Peixe colocou para jogo o mais jovem jogador dos vinte elencos da Série A do Brasileirão: o atacante Ângelo, de apenas 16 anos de idade.

Mas existem potenciais revelações em outras posições, não apenas no ataque. Entre os zagueiros, podem supreender os jovens defensores Tiago Cóser, da Chapecoense, e Renan, do Palmeiras, e repetir o feito do zagueiro Breno, que em 2007, ano de estreia da premiação, foi escolhido a grande sensação do campeonato por seu desempenho pelo campeão São Paulo.

Por falar em São Paulo, apesar de não ter começado o Brasileirão Assaí 2021 com o pé direito, o técnico argentino Hernán Crespo tem vários jovens para tentar fazer brilhar: destaque para os volantes Rodrigo Nestor e Luan, além do meia Gabriel Sara e do atacante paraguaio Antonio Galeano. Será este último o primeiro estrangeiro a conquistar o prêmio de revelação do campeonato? 

Últimos vencedores do Prêmio de Revelação do Brasileirão Assaí:

2020 – Claudinho (meia do Red Bull Bragantino, aos 24 anos)
2019 – Michael (atacante do Goiás, aos 23 anos)
2018 – Pedro (atacante do Fluminense, aos 21 anos)
2017 – Arthur (meia do Grêmio, aos 21 anos)
2016 – Vitor Bueno (atacante do Santos, aos 22 anos)
2015 – Gabriel Jesus (atacante do Palmeiras, aos 18 anos)
2014 – Erik (atacante do Goiás, aos 20 anos)
2013 – Marcelo Cirino (atacante do Athletico Paranaense, aos 21 anos)
2012 – Bernard (atacante do Atlético Mineiro, aos 20 anos)
2011 – Wellington Nem (atacante do Figueirense, aos 19 anos)
2010 – Bruno César (meia do Corinthians, aos 22 anos)
2009 – Fernandinho (atacante do Grêmio Barueri, aos 24 anos)
2008 – Keirrison (atacante do Coritiba, aos 20 anos)
2007 – Breno (zagueiro do São Paulo, aos 18 anos)