Tipos de cervejas e o acompanhamento certo

Harmonizar os diversos tipos de cervejas com seu prato

favorito é mais fácil do que você imagina!

Para escolher entre os tipos de cervejas que potencialize os sabores do seu prato, o ideal é pensar em uma composição harmoniosa entre os ingredientes das refeições e as características base da cerveja.

Tecnicamente, as combinações no mundo cervejeiro são divididas em alguns pontos básicos:

  • Corte – quando a carbonatação e amargor da cerveja limpam o paladar, quebrando a gordura, para a nova garfada.
  • Contraste – quando a diferença dos elementos do tipo de cerveja e os ingredientes do prato acabam por valorizar-se.
  • Semelhança – quando o prato e a cerveja possuem elementos sensoriais semelhantes e agregam sensações aos dois.

Engana-se quem acha que combinar cerveja com pratos é muito complicado. É muito mais fácil que vinho, até para quem não é especialista.

Para ajudar, o #BlogAssaíBonsNegócios reuniu as principais informações que você precisa saber para harmonizar todos os tipos de cervejas de forma correta e, claro, aproveitando todo sabor da bebida. Confira:

Pilsen

Para os tipos de cervejas no estilo Pilsen, leves e descontraídas, os pratos devem ser com menos personalidade, sem muita força no sabor, para manter a estrutura da bebida.

Escolha queijos leves, nozes, amendoins ou castanhas, e pratos que não gerem atrito de sabores, como pastel, croquete e comidas de boteco que tem gordura, mas não tem um sabor muito forte.

Frutos do mar como camarão, lula e mariscos refogados, também são boas alternativas de harmonização.

Weiss

Pela carbonatação e acidez, pratos mexicanos, tailandeses ou indianos destacam os tons de banana e canela de sua Weiss. Assim como as massas recheadas e comida de boteco, como bolinhos, croquetes e pastéis.

Por ser um estilo coringa, entre os tipos de cervejas, também combina com uma alimentação mais fitness. Uma salada caprese ou caesar ou aqueles pratos mais leves da culinária japonesa ressaltam as leves e delicadas notas doces da Weiss.

Porter ou Stout

As cervejas pretas de origem inglesa, com notas de café e chocolate, combinam bem com chocolates, sorvetes, presunto cru e queijos azuis, como o gorgonzola.

India  Pale Ale

Entre os tipos de cervejas, as IPAs têm como estrela o lúpulo e vai bem com comidas gordurosas como hambúrguer, pizza e empanadas, pois ajudam a limpar o paladar. Também harmoniza bem com churrasco e chouriço.

American Lager

Entre os tipos de cerveja, o estilo Lager requer um pouco mais atenção e cuidado na hora de harmonizar. Por ser uma cerveja leva com efeito refrescante, combinam bem com comidas mais leves. Frutos do mar são sempre uma opção certeira, assim como sopas, caldos e legumes.

Bock

Por ser mais encorpada, o estilo Bock pede um acompanhamento a altura da sua composição. Seu toque adocicado ao paladar e aroma levemente tostado, são ressaltados quando harmonizados com carne de porco e salsichas alemãs. Os queijos Gouda e Gorgonzola também são uma boa pedida para acompanhamento. O estilo também combina muito bem com sobremesas a base de chocolate.

Marzen

O estilo é usado tipicamente nos eventos comemorativos do Oktoberfest, que acontecem entre os meses de setembro e outubro. Com uma coloração que varia do dourado-escuro ao vermelho-âmbar, este estilo de cerveja combina com carnes brancas assadas (frango, peru e suíno). Além disso, as suaves notas caramelizadas da cerveja são ressaltadas na harmonização com fondue de queijo, salsichas, enchiladas e chucrutes.

Confira o guia rápido de harmonização:

cerveja-01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.