Compartilhe

Sete tendências gastronômicas para 2017

Empresas do segmento alimentício e empreendedor pesquisam tendências de mercado para os profissionais da área de gastronomia em 2017. O relatório de tendências da americana Sterling-Rice Group (SRG), empresa de estratégia e publicidade, diz que as antigas filosofias de saúde e bem-estar são inspirações. Para o Sebrae-SP, as mudanças de hábitos dos consumidores devem ser observadas com atenção.

Comidas saudáveis
O setor que mais deve ganhar força em 2017 deve ser o de comidas saudáveis. Tendência em todo o mundo, o segmento acompanha a busca do consumidor em se alimentar melhor. Com o crescimento do semivegetarianismo, grão-de-bico, milho, leguminosas e cogumelos tomarão o posto das carnes.

Compartilhar é preciso
O compartilhamento de experiências culinárias estará em alta, como nos aplicativos Eatwith e Umi Kitchen, que conectam pessoas a experiências gastronômicas. Mesas coletivas, restaurantes sem garçom e atendimento comunitário que estimule a socialização de pessoas também tendem a dar certo.

Mudanças de hábitos
Com a recessão econômica, muitos consumidores alteraram seus hábitos de consumo. As marmitas ganharam muitos adeptos nos últimos anos e os lanches reforçados têm substituído almoço ou jantar. Além disso, as pessoas estão aprendendo que é possível usar todas as partes dos alimentos: receitas com talos, cascas e sementes também estarão em alta.

Nova geração de consumidores
Outro fator importante para o segmento alimentício é a chegada de uma nova geração de consumidores, com novos hábitos, gostos e poder financeiro. O empreendedor deve pesquisar se realmente conhece o seu público-alvo.

Comida como inclusão
A comida é um importante instrumento de inclusão e negócios que agregam esse valor ao seu produto terão destaque em 2017. Como, por exemplo, o projeto social Gastromotiva, que capacitou 90 detentas em São Paulo, ou restaurantes de refugiados que têm crescido em todo o mundo, segundo o relatório da Sterling-Rice Group (SRG).

Valorização do ingrediente nacional
A cultura brasileira está em alta, assim como a sazonalidade dos produtos. Restaurantes que apostam em produtos regionais e montam o cardápio de acordo com insumos frescos devem conquistar muito espaço em 2017.

Na onda dos apps
Assim como Uber e Airbnb, os aplicativos de gastronomia estão em alta: o EatWith, por exemplo, conecta cozinheiros com pessoas famintas. Os dois marcam e o cozinheiro vai à casa do cliente preparar a refeição. O James Delivery entrega produtos de restaurantes, padarias e até sorveterias que não têm sistema de delivery e o Sabores do Brasil mostra aos turistas o sabor típico de cada região do país. O céu é o limite para a tecnologia e essa onda está só começando.

Você também pode
gostar de:

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!