Compartilhe

Outubro Rosa: entenda a importância da alimentação saudável para prevenir o câncer de mama

Saiba o poder que os alimentos têm no combate ao câncer de mama neste conteúdo especial para o Outubro Rosa

 O Outubro Rosa é um movimento popular mundialmente conhecido. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. O movimento começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo, engajando e conscientizando mulheres sobre a importância da prevenção dessa doença, que acomete milhões de pessoas no mundo inteiro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum, registrando cerca de 25% de novos casos a cada ano – o primeiro tipo mais comum é o de pele. Apesar de não atingir apenas as mulheres, são elas as principais vítimas.

No Brasil, estudos realizados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014, diagnosticaram mais de 57 mil casos de câncer de mama em mulheres. Por isso, a campanha do Outubro Rosa é muito importante em todo o país: propaga informações sobre a doença.

Quais são as principais causas?

Entre os principais fatores de risco, a idade é proeminente. Quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Porém, o quadro que compõe os riscos é bastante complexo.

Sedentarismo, ter filhos depois dos 30 anos, não ter amamentado, exposição frequente a radiações ionizantes (raios X), menopausa tardia (depois dos 50 anos), consumo de bebidas alcoólicas e má alimentação são aspectos que influenciam muito.

Mas, entre esses, a alimentação ganha destaque, pois, além de estar presente no dia a dia, está atrelada a toda uma condição de qualidade de vida a que a pessoa está submetida. E isso não tem relação com condições financeiras, mas com educação alimentar.

Outubro Rosa: rotinas saudáveis no combate ao câncer de mama

A prevenção é o caminho mais eficiente para evitar o câncer de mama. Exames como o de toque, que deve ser feito mensalmente a partir dos 20 anos de idade, e a mamografia são importantes e devem estar na rotina ginecológica de todas as mulheres.

Segundo o INCA, na etapa inicial da doença, a probabilidade de cura é de 95%. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, manter o peso corporal adequado, amamentar e alimentar-se de forma saudável.

Então, durante o Outubro Rosa, além de incentivar o autoexame para o diagnóstico precoce, é necessário ir mais além: é preciso divulgar a importância da alimentação na prevenção da doença.

Segundo a nutricionista Chris Vitola, manter uma alimentação saudável é fundamental para evitar qualquer tipo de doença. Porém, no caso do câncer de mama, alguns cuidados alimentares diferenciados podem surtir efeitos significativos. “É importante evitar alimentos que possuem substâncias que imitam o estrogênio, hormônio feminino. Por exemplo, a isoflavona, a mais conhecida e presente na soja e na linhaça”, alerta ela.

O que comer?

Em comemoração ao Outubro Rosa, o Blog Assaí Bons Negócios separou duas receitas práticas e saborosas para você incluir na sua rotina alimentar.

A nutricionista Chris Vitola ensina um cardápio preventivo delicioso com suco de couve com laranja e gengibre, arroz e legumes com açafrão-da-terra, repolho roxo refogadinho, legumes com alho e cebola e peixes assados ou grelhados. Confira:

Suco de Couve com Laranja e Gengibre

 Ingredientes

  • 3 folhas de couve lavadas, com talos, e partidas em pedaços
  • 2 laranjas sem casca
  • 1 pedaço de gengibre sem casca (aproximadamente 1 cm)
  • 1 litro de água
  • Adoçante a gosto

Modo de Preparo

  1. Corte as laranjas em pedaços, tire as sementes e coloque no liquidificador;
  2. Junte a couve, o gengibre e a água e bata bem;
  3. Coe, ponha adoçante e sirva em seguida.

Repolho Refogado

Ingredientes

  • ½ repolho roxo cortado em tirinhas finas
  • ½ cebola em cubos
  • 2 dentes de alho espremidos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal
  • Cheiro-verde

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar bem;
  2. Acrescente as tirinhas de repolho e deixe refogar até murchar;
  3. Acrescente o sal;
  4. Finalize com cheiro-verde.

 

Gostou do conteúdo sobre o Outubro Rosa e das dicas de alimentação saudável? Então compartilhe com seus amigos e familiares! Você pode também conferir esta e outras matérias especiais na nova edição da Revista Assaí Bons Negócios. É só clicar aqui!

Você também pode
gostar de:

Receita de S’mores: doce americano para fazer em casa

Com Marsh Camping Fini você leva sabor e diversão para sua família

casal sênior com homem e mulher brancos fazendo planejamento financeiro - economia doméstica - Assaí Atacadista

Economia doméstica: economize no dia a dia e viva bem

Transforme sua forma de lidar com as finanças aprendendo sobre economia doméstica!

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!