Massas caseiras

A praticidade e versatilidade do macarrão fazem dele um dos pratos mais consumidos no mundo. E no Brasil, não é diferente. Somos o terceiro país que mais consome massa, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. Por isso, oferecer massa fresca para os seus clientes é um diferencial – além de ser uma delícia!

Separamos algumas dicas para quem quer se aventurar ainda mais na cozinha e fazer um macarrão para mamma nenhuma botar defeito.

  1. A farinha é um dos principais ingredientes da massa; por isso, ela precisa ser de qualidade. Peneire a farinha antes de misturar com os ovos, eliminado as partículas maiores e deixando-a bem fininha.
  2. Caso a intenção seja fazer uma massa al dente, substitua parte da quantidade de farinha por semolina de trigo, também chamada de sêmola. Ela irá proporcionar uma textura mais consistente.
  3. O ideal é fazer a massa com ovos caipiras – assim, ela fica com a cor mais bonita e o sabor mais gostoso.
  4. A medida de ingredientes por pessoa é de 100 gramas de farinha e um ovo. Se desejar fazer mais porções, pode aumentar sempre nessa mesma proporção.
  5. A massa deve ser homogênea. Portanto, quando estiver misturando os ingredientes, se sentir que ela está muito grudenta, acrescente farinha aos poucos, mas se estiver muito seca, coloque um pouco de água. A massa deve ficar úmida, sem grudar nas mãos.
  6. A forma mais simples e eficiente de abrir a massa é usando uma máquina de macarrão, que também faz o trabalho de cortar. Se você não tem um equipamento desses, pode usar um rolo de abrir massa de pastel e uma faca, para cortar a massa no tamanho desejado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.