Compartilhe

3 dicas práticas para o empreendedor planejar bem 2017

De acordo com dados do Sebrae, o Brasil soma hoje mais de 9 milhões de micro e pequenos negócios. Porém, a taxa de fechamento destas empresas em um curto período de tempo ainda é alto: informações do IBGE indicam que a cada dez delas, seis encerram as atividades após cinco anos. Planejamento é uma das principais ferramentas para que a sua empresa prospere.

Confira abaixo algumas dicas para que o seu negócio tenha ainda mais sucesso em 2017:

  1. Tenha controle da situação financeira

Na hora de montar um plano financeiro, tenha metas realistas de gastos, investimentos e lucro. Com elas, é possível entender melhor o fluxo de caixa e organizar as finanças. A constituição de uma reserva permite que o empreendedor sofra menos com situações adversas e tenha condições de aproveitar momentos propícios (como promoções de suprimentos, por exemplo) para garantir preços melhores. Analise o ano que passou e aprenda com ele – use os acontecimentos passados para melhorar o que vier pelo futuro.

  1. Entenda os riscos e trabalhe para reduzi-los

Um dos principais pontos de riscos na hora de abrir ou mudar um negócio é lidar com clientes que ainda não têm familiaridade com o seu produto, marca ou serviço. Por este motivo, o item anterior é tão importante – é preciso ter saúde financeira para vencer os contratempos e investir no início de um negócio ou em uma mudança. Para reduzir estes riscos, preveja uma “gordura financeira” que servirá como capital para o fluxo de caixa mês a mês. Há especialistas que indicam que é preciso ter saldo bancário suficiente para segurar as contas no verde pelo período de 6 a 12 meses.

  1. Observe o mercado e aprenda com ele

Um bom empreendedor precisa estar sempre de olho nas tendências de mercado e nas mudanças que acontecem no setor para encantar seu cliente. Cabe a ele também aproveitar as lições das outras empresas e adaptá-las ao seu negócio. Por exemplo: durante uma crise, vemos muita substituição de produtos e serviços por alguma opção mais em conta. Aproveite para divulgar vantagens e qualidades da sua empresa e para, se possível, desenvolver opções com custo-benefício mais atrativo.

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!