Tudo sobre Crepioca

Saiba mais sobre esta receita e veja como incrementar o cardápio com crepioca

Queridinha das dietas, a crepioca ganhou o paladar não só dos praticantes de atividades físicas, mas também de quem quer uma opção mais leve do que o pão e mais robusta do que uma omelete.

A mistura nada mais é do um crepe com goma de tapioca (a mesma usada para fazer tapiocas recheadas) e ovos, encontrada tanto em versão salgada (mais comum) e doce, com canela e açúcar ou pasta de amendoim.

A vantagem da crepioca é a substituição da farinha de trigo, logo, ela é livre de glúten e contém menos calorias se comparada à uma panqueca, por exemplo.

Em média, uma crepioca simples possui em torno de 128 calorias por porção, cerca de 1g de carboidrato, 10g de proteínas e valor energético quase 10% menor do que o de um pão francês tradicional.

Além de mais leves em calorias, as crepiocas dão maior saciedade e possuem níveis aumentados de proteínas por causa dos ovos. Por isso, praticantes de atividades físicas preferem utilizar a receita complementando os treinos e a dieta.

Mas crepioca engorda? Sim! Como todo e qualquer alimento que seja ingerido em excesso, podendo causar transtornos na alimentação. Se você comer moderadamente, sem extrapolar e exagerar nas quantidades, não tem problema nenhum.

Outra versatilidade está na forma de consumi-la ao longo do dia. É possível degustar uma deliciosa crepioca logo no café-da-manhã ou, ainda, utilizá-la como pré-treino, no almoço ou lanche livre.

 

COMO FAZER

A massa básica pode ser feita com as seguintes medidas:  2 colheres de sopa de goma de tapioca para cada ovo. Se você quiser aumentar o teor de proteína e deixar mais leve, substitua por 1 ovo + 1 clara de ovo com 1 e ½ colher de goma.

Depois de bem misturada, é só jogá-la na frigideira e preencher todo o fundo para espalhar de maneira uniforme.

Os recheios são variados, desde queijo com presunto a carne seca e atum. Vai do seu gosto, do tamanho da sua fome e também da quantidade de calorias que você quer consumir. Uma de tomates com ricota, por exemplo, é mais leve do que aos 4 queijos!

O importante é caprichar no sabor e nos temperos, aproveitando as combinações com ingredientes frescos para não cair na tentação de um pãozinho ou uma pizza.

E que tal aprender uma receita diferente de crepioca e deixar o menu ainda mais saboroso? Vamos ao passo a passo!

 

CREPIOCA DE LOMBO COM QUEIJO

Ingredientes

1 ovo

1 e ½ colher de goma de tapioca

1 pitadinha de sal

1 colher (sopa) de requeijão

1 colher (sopa) de muçarela ralada

3 fatias de lombo defumado

Cebolinha picada a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

1 – Em uma vasilha, misture o ovo, a goma, o requeijão, o sal, a cebolinha e a pimenta-do-reino.

2 – Misture bem até ficar uma massa homogênea e dissolver bem o requeijão.

3 – Em uma frigideira em fogo médio, coloque a massa e complete o fundo, como se fosse fazer panquecas.

4 – Depois que estiver mais firme, vire a crepioca do outro lado e já coloque o recheio. Aqui vai a muçarela ralada e as fatias de lombo defumado.

5 – Feche a crepioca dobrando-a ao meio e, se quiser, tampe a frigideira para derreter bem o queijo.

6 – Sirva quente.

 

Deu água na boca? Uma opção como essa de crepioca vai bem a qualquer hora do dia. Experimente incrementar o cardápio com essa delícia e continue no Blog Assaí para conferir mais receitas imperdíveis!

Você também pode
gostar de:

4 tipos de macarrão diferentes e receitas

Saiba mais sobre alguns tipos de macarrão conhecidos e prepare pratos deliciosos

Saiba mais sobre os alimentos termogênicos

Confira os benefícios e a variedade de termogênicos para uma alimentação saudável

5 receitas de maionese caseira deliciosas

Aprenda a fazer sabores diferentes de maionese caseira para incrementar vários pratos

Compartilhe