Compartilhe

Peru assado com tangerina e sálvia

Hora de separar as receitas que serão usadas na ceia de Natal! Aprenda a preparar uma versão do tradicional peru feita com tangerina e sálvia.

Ingredientes

  • 1 peru de 5 kg
  • 100 g de manteiga
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 1 tangerina
  • Ramos de sálvia

Modo de preparo

Para manter a textura do peru, o certo é descongelá-lo de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque-o, ainda na embalagem, sobre uma assadeira e leve-o para a geladeira. Deixe-o descongelar por cerca de 48 horas. Preaqueça o forno a 220°C (temperatura alta). Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado – ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru e, depois, descartado. Retire o peru (descongelado) da geladeira e separe os miúdos (você pode guardá-los na geladeira para outra receita). Coloque o peru numa tigela grande e lave-o sob água corrente. Cubra-o com água limpa e deixe-o de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez – este procedimento ameniza o sabor do tempero pronto do peru. Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira-o para a assadeira.

Coloque o pano na panela com o vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque as metades na cavidade, deixando uma para tampá-la. Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 °C (temperatura média) e deixe assar por mais três horas. A cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga. Quando o peru estiver assado, retire a assadeira do forno e, com uma pinça, tire e descarte o pano. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito. Transfira para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Fonte: Panelinha

Você também pode
gostar de:

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!