Quais são os melhores óleos para cozinhar?
27/02/2020 - 15h
Óleo de coco, manteiga ghee, gordura animal, óleo de palma, azeite de oliva... São várias as opções de óleos e demais alternativas para preparar as suas receitas. Confira!
Os óleos são ingredientes importantes na hora do preparo de diversas receitas, porém, uma dúvida comum que paira na cabeça das pessoas é: quais são os melhores óleos para cozinhar cada preparo?
Ainda, além dos óleos, também existem pessoas que optam por outras alternativas nas suas receitas, como o azeite de oliva, a manteiga e a banha animal. Ou seja: as opções são muitas!
Para ajudá-lo a conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de óleos e suas alternativas na hora de cozinhar, preparamos essa matéria. Acompanhe!
MELHORES ÓLEOS PARA COZINHAR PRATOS QUENTES
ÓLEO DE COCO
Impossível falar sobre os melhores óleos para cozinhar e não citar o óleo de coco. Rico em vitamina E e antioxidantes, ele é super-resistente ao calor, podendo ser submetido a altas temperaturas sem perder as suas propriedades nutricionais. Ainda, o óleo de coco pode ser conservado em temperatura ambiente por vários meses.
Inclusive, ele é muito versátil! Além de ser utilizado em receitas, também é um ingrediente adotado por muitas pessoas para fazer hidratação na pele e nos cabelos.
ÓLEO DE PALMA
Também conhecido como azeite de dendê, ele é derivado dos frutos das árvores de palmeiras e é uma boa opção para quem está em busca de um óleo mais saudável para cozinhar. Rico em vitamina E e em coenzima 10, o óleo de palma permanece estável sob altas temperaturas, não sofrendo alterações quando aquecido.
MANTEIGA E MANTEIGA GHEE (CLARIFICADA)
Além de deixar as receitas mais cremosas e com um toque especial, a manteiga é facilmente metabolizada pelo organismo e é rica em vitaminas A, E, K e ácidos graxos. Ainda, melhor do que a manteiga tradicional, uma opção mais saudável é a manteiga ghee (clarificada). Diferentemente da manteiga tradicional, ela tem um teor de lactose e proteína do leite extremamente baixo e um ponto de fusão mais alto do que a manteiga normal, sendo uma ótima opção para fritar ou refogar alimentos.
BANHA
Entre as melhores alternativas para cozinhar, também podemos citar a gordura animal, mais especificamente a banha de porco. Atingindo rapidamente a temperatura ideal para fritar os alimentos, ela é natural e conta com ingredientes benéficos para a saúde, como vitaminas B e C e minerais como o ferro e o fósforo.
Como você pode ver, são várias as opções de óleos e demais alternativas para garantir receitas gostosas. Porém, seja qual for a sua escolha, lembre-se sempre de moderar na quantidade de óleo utilizado, afinal, ele é uma fonte de gordura e, em excesso, pode prejudicar o funcionamento do seu organismo.
OPÇÕES PARA FINALIZAR OS PRATOS
AZEITE DE OLIVA
Vamos começar ressaltando que o azeite de oliva não é o ingrediente mais recomendado para ser aquecido, afinal, quando colocado em temperaturas acima dos 180ºC, ele pode oxidar e perder suas oportunidades. Ainda assim, é uma opção saborosa para finalizar as receitas e dar um toque especial a elas, sejam massas, saladas, bruschetas, entre outros!
ÓLEO DE LINHAÇA
Assim como o azeite de oliva, o óleo de linhaça não é recomendado para ser submetido a altas temperaturas. Rico em ômega 3, ele pode ser um aliado na melhora da circulação sanguínea e no aumento na absorção de cálcio pelo organismo. Uma dica é usar o óleo de linhaça para temperar saladas, aperitivos e queijos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os melhores óleos para cozinhar? Quais são os seus preferidos? Para ficar sempre por dentro de novidades e das melhores dicas, continue acompanhando o Blog Assaí!