Conteúdo principal
Compartilhe

O que é ser um consumidor consciente?

Atitudes do cotidiano, como a reciclagem, são fundamentais para ser um consumidor consciente

Você é um consumidor consciente? A preservação dos recursos naturais depende, cada vez mais, do respeito dos seres humanos à própria vida na Terra.

De maneira simples, o princípio do consumo consciente é o dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Ou seja, consumir menos produtos com alto potencial de oferecer riscos à natureza, reaproveitar tudo aquilo que não for descartável e transformar materiais diversos em matéria-prima para outros produtos.

Comece hoje

Ao adquirir um produto, o consumidor sabe que seus atos têm impacto na sociedade por meio do seu ato de consumo. Por meio de cada ato, o consumidor busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade.

O consumo consciente pode ser praticado no dia a dia, por meio de gestos simples que levam em conta os impactos da compra, do uso ou do descarte de produtos.

O Blog Assaí separou 5 passos para você alcançar agora mesmo o consumo consciente. Confira abaixo:

1 – Planeje suas compras

Não compre por impulsividade! Faça um planejamento antecipado. Assim, além de comprar os melhores produtos, você ainda economiza!

2 – Use sacolas retornáveis

A decomposição de sacolas plásticas leva séculos. Por isso, sempre que possível, utilize sacolas que sejam retornáveis ou bolsas no estilo ecobags!

3 – Valorize a responsabilidade social das empresas

Não opte apenas pelo preço dos produtos, valorize as empresas que pensam de maneira consciente em relação à sociedade e ao meio ambiente.

4 – Separe o lixo

Esse pequeno hábito contribui para a preservação de recursos naturais e também reduz a degradação ambiental.

5 – Estimule o consumo consciente

Divulgue para seus familiares, amigos e pessoas mais próximas. Sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente.

Portanto, ser um consumidor consciente significa dedicar um tempo maior para pensar antes de tomar qualquer decisão de compra, considerando se a aquisição daquele produto é realmente necessária e levando em conta questões como meio ambiente, saúde humana e animal, relações de trabalho e questões de preço e marca.

Assim, o consumidor consciente contribui de forma voluntária, cotidiana e solidária para a garantia da sustentabilidade da vida no planeta.

Continue acompanhando o Blog Assaí e fique por dentro de mais dicas como estas e outros diversos assuntos. Seja um consumidor consciente!

Você também pode
gostar de:

Sorvetes, receitas diferentes para incrementar o menu

Sabores diferentes de sorvete para agradar ao seu público    

Conheça 10 tipos de café e torne-se um especialista

Café: conheça 10 tipos e torne-se um especialista    

Sugestão de almoço ou jantar para o Dia dos Pais

Veja dicas de cardápio completo, bebidas e como arrumar as mesas para o almoço ou o jantar de Dia dos Pais