Compartilhe

Está se sentindo sobrecarregado?

Ao final de cada mês, é comum ter aquela sensação de tarefas acumuladas. Dependendo da quantidade de trabalho, muitas pessoas relatam esse sentimento a todo momento. Alguns sintomas indicam que realmente há uma sobrecarga, como, por exemplo, dores aleatórias nos músculos e nos membros provenientes do estresse. Pular refeições com frequência devido ao trabalho intenso e alterações no sono também é sinal de excesso de trabalho. O sentimento de solidão, mesmo ao estar rodeado de pessoas, e problemas frequentes no sistema imunológico também são sintomas que indicam alerta de sobrecarga. Mas, calma, nem tudo está perdido. Existem ações simples que podem ser adotadas para retomar a calma. A sua saúde agradece!

1- Reorganize a agenda de forma realista
Inconscientemente, muitas pessoas sobrecarregadas sabem que o número de atividades previstas está fora da realidade, no entanto, insistem em tentar cumpri-las. O ideal é listar tarefas possíveis de serem cumpridas de acordo com o tempo previsto para cada uma delas. Importante sempre começar pela mais urgente, mesmo que seja a mais difícil.

2 - Saiba recusar
Caso não possa adiar nenhuma das tarefas da sua agenda, então o ideal será recusar a execução delas. É melhor assumir apenas compromissos que irá dar conta e, conforme for concluindo as tarefas prioritárias, pode incluir outras.

3 - Planeje-se para dormir bem
Dedicar mais tempo ao sono quando o corpo dá sinais de que precisa é benéfico em todos os sentidos. Isso porque o cansaço é capaz de despertar sentimentos como o desânimo e a negatividade. Para isso, descubra o que está tirando seu sono e trabalhe para eliminar esse incômodo.

4 - Crie uma rotina
Ao adotar uma sistemática diária, o número de decisões que precisam ser tomadas ao longo do dia diminui, fazendo com que as tarefas básicas sejam realizadas com maior facilidade.

5 - Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ajudar a organizar melhor a sua rotina. Atualmente existem softwares, aplicativos, aparelhos e sistemas de gerenciamento de tempo que tornam a organização das tarefas mais fácil, o que contribui para uma sensação de controle das atividades, reduzindo assim a sensação de sobrecarga.

6 - Encontre tempo para desligar o cérebro
Essa é a chave para tomar decisões inteligentes diante de um problema complexo. Pesquisas mostram que as pessoas tomam as melhores decisões quando têm a oportunidade de revisar arquivos e fatos, e então focar seus pensamentos em algo diferente por um tempo. Vale uma caminhada, um exercício, ou qualquer atividade que faça sua mente se desligar do trabalho por alguns instantes.

Você também pode
gostar de:

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

mulher negra empreendedora alimenticia em um restaurante - Prêmio Academia Assaí 2024 - Assaí Atacadista

Conquiste o sucesso no seu negócio com o Prêmio Academia Assaí 2024

O Prêmio Academia Assaí 2024 está de volta, trazendo novas oportunidades para micro e pequenos

Entenda como escolher o café ideal para seu paladar

Confira as dicas de L’or para escolher o café que vai fazer parte dos seus dias

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!