Como se planejar e colocar projetos em prática

O bom planejamento impacta diretamente em resultados e sonhos realizados

Você tem dúvidas de como se planejar para ter mais sucesso ou resolver melhor os desafios do dia a dia?

O planejamento é uma etapa fundamental para qualquer pessoa, pois permite organizar com antecedência as ações do ano todo de forma estratégica. Porém, um bom planejamento também precisa estar vinculado a uma ótima execução.

Sobre essa etapa árdua, mas muito gratificante da rotina de quem quer inovar e ter sucesso, a especialista em marketing digital, Monica Lobenschuss, conta como se planejar e executar projetos de forma certeira.

“O planejamento pode ser algo simples. O importante é que as principais etapas sejam seguidas, como conhecer a sua realidade e pensar nos seus objetivos a curto e longo prazo, além de tudo o que você vai precisar para alcançá-los, seja uma reserva financeira ou papelada, por exemplo”, afirma a especialista.

Para prevenir as situações inesperadas e manter o planejamento a salvo, vale a pena se comprometer com um plano que seja viável e que não ocupe todo o tempo e nem toda a verba que você reservou.

A sugestão é se ocupar dos imprevistos de maneira muito objetiva para superá-los rapidamente e voltar ao planejamento.

Se você vai fazer uma viagem, por exemplo, é importante definir todos os custos e, além disso, pensar no roteiro da viagem, nas necessidades que poderão ocorrer no meio do caminho, nos imprevistos.

Tudo demanda muito controle e poder de decisão para definir cada parte do planejamento (e criatividade se for contar os imprevistos!). O importante é não ter medo de tentar e pensar em todas possibilidades para se organizar da melhor maneira.

Existem passos simples para criar hábitos de organização:

 

1 – CONHECER

Primeiramente, é importante conhecer as suas vontades e objetivos. Escolha o que que você quer fazer e tenha certeza de que caminho seguir para focar o máximo de esforços nessa tarefa.

 

2 – EXPLORAR

Depois de saber aonde quer chegar, pesquise e corra atrás de informações importantes que possam facilitar sua trajetória e auxiliar na busca pelo sucesso. Isso também inclui conhecer pessoas e estar aberto(a) a oportunidades que possam surgir.

 

3 – PREPARAR

Faça o que for preciso para atingir seu objetivo de forma segura e reúna todos os artifícios necessários para manter os planos em dia. Prepare uma reserva financeira, agilize documentos, consulte datas e horários disponíveis entre outros cuidados.

 

4 – AGIR

É hora de agir! Use sua criatividade e força de vontade para seguir com toda energia e colocar as ações em prática. Confie no seu instinto (depois de todas as etapas já ultrapassadas) e não se contente com os “não” que possam aparecer.

 

Se você não gosta muito ou não tem prática de planejar seus projetos, peça auxílio de quem já fez isso antes, com certeza eles terão uma palavra amiga e muita história para contar!

Que tal colocar os projetos em prática e pensar no seu futuro com o planejamento em dia? Fique sempre com a gente para saber mais dicas!

Você também pode
gostar de:

4 tipos de macarrão diferentes e receitas

Saiba mais sobre alguns tipos de macarrão conhecidos e prepare pratos deliciosos

Saiba mais sobre os alimentos termogênicos

Confira os benefícios e a variedade de termogênicos para uma alimentação saudável

5 receitas de maionese caseira deliciosas

Aprenda a fazer sabores diferentes de maionese caseira para incrementar vários pratos

Compartilhe