Compartilhe

Saiba como desenvolver o autoconhecimento e atingir seus objetivos

Aproveite o início do ano para obter autoconhecimento e desenvolver habilidades importantes

Quando um ano termina e outro começa, o clima de renovação acaba por contagiar boa parte das pessoas. Nesse momento de reflexão, uma boa ideia para estabelecer propósitos para 2019 é dedicar-se ao autoconhecimento.

Segundo a coach Regiane Atisano, isso significa “proporcionar a si mesmo uma visualização clara dos seus pontos individuais, a fim de aumentar a autoconfiança, quebrar crenças limitantes, conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva”.

Se há algumas décadas a importância estava basicamente na competência técnica, atualmente há uma valorização do autoconhecimento nas mais diversas relações interpessoais, inclusive nas profissionais.

Mais do que certificações e diplomas, são as soft skills – também conhecidas como habilidades interpessoais – que estão ditando comportamentos e caminhos no mercado.

Elas são combinações de habilidades particulares, aptidões mentais, emocionais e sociais desenvolvidas a partir das experiências individuais que cada indivíduo recebeu (e ainda recebe) durante a vida, como grau cultural, educação, ensinamentos e valores familiares.

De acordo com Regiane, essas habilidades “são difíceis de quantificar, pois são subjetivas, próprias da personalidade do indivíduo. Seu destaque nesse momento se dá devido à complexidade da sociedade moderna”. Para desenvolver as soft skills são utilizados, popularmente, os processos de coaching e mentoring.

O coaching surgiu com maior ênfase no mundo empresarial, como uma forma de ampliar o potencial dos profissionais. Ganhou destaque por se tratar de um método de curto prazo e que pode ser aplicado individualmente ou em grupo, segundo Regiane.

Ambos, coaching e mentoring, são técnicas de aprimoramento pessoal e profissional e, apesar de utilizarem conceitos da psicologia, complementam sua atuação com outras ferramentas, a fim de construir objetivos futuros individuais, não partindo de uma visão apenas terapêutica, mas também prática.

 

Coaching

É um conjunto de procedimentos utilizados para alcançar objetivos pessoais e profissionais, focado em treinamento e orientação, com tarefas e objetivos específicos a cada etapa. Envolve o coach (profissional que conhece o processo e orienta) e o coachee (pessoa que deseja atingir as metas).

O coach possui um mix de recursos, fundamenta-se em algumas ciências humanas, como filosofa e sociologia, e utiliza técnicas de administração, gestão de pessoas, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, etc.

Quando aplicadas, essas ferramentas auxiliam na definição dos passos para se chegar aonde deseja. É como um “aconselhamento” e pretende ativar talentos adormecidos e desacreditados.

 

Mentoring

É conduzido por um mentor, que é um profissional com conhecimento em determinado tema/segmento. Por meio de conversas, o mentor, que é mais experiente, ajuda e orienta, transferindo seu conhecimento para o mentorado, que está no papel de aprendiz. É como uma “tutoria” e é um processo de capacitação.

A orientação é manter-se atento(a) às oportunidades e conhecer as próprias habilidades para poder chegar a um objetivo. Assim, o caminho se torna mais fácil e direto.

A busca por conhecimento é fundamental para progredir com a autodescoberta e desenvolver todas as skills necessárias para uma nova rotina e renovar o estilo de vida.

Gostou das dicas de coaching e mentoria? Quando precisar, é só conferir as matérias do Blog Assaí e ficar informado(a) sobre tudo! Até a próxima.

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!