Compartilhe

Minimercado modelo apresenta ferramentas inovadoras

Na Universidade Positivo, em Curitiba, está instalado um minimercado modelo que funciona como um “laboratório do varejo”. O projeto, que foi inicialmente montado pelo Sebrae na 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor, em 2014, agora é parte da Escola de Negócios da Universidade.

O objetivo do projeto é analisar como se comportam os consumidores em uma loja e observar como eles reagem a estímulos visuais, auditivos e olfativos. Para isso, está sendo utilizado um sistema de monitoramento do comportamento do consumidor. Composto por sensores e câmeras estrategicamente posicionados para obter dados da passagem de um consumidor pelo espaço, o sistema permite registrar o fluxo de pessoas, sexo, faixa etária e quais são as áreas mais frequentadas. As informações são enviadas para uma plataforma online e usadas na análise de comportamento do consumidor no espaço de compra.

Ferramentas utilizadas

No espaço de 80 m², cada detalhe foi minuciosamente pensado para dar maior conforto e comodidade aos clientes. O minimercado recorre ao marketing sensorial para melhorar a experiência de compra. No espaço da panificadora, por exemplo, é aplicado o marketing olfativo, por meio de um equipamento que simula o cheiro de pão fresco. Outros sentidos também são aguçados por meio da sonorização da loja e da iluminação especial dos produtos.

O projeto já testou diversas ferramentas antes restritas às grandes redes supermercadistas e que hoje são de fácil acesso ao pequeno varejo, dentre elas o QR Code, o código de barras bidimensional; expositor inteligente; automação comercial; self check-out; prevenção de perda; inventário inteligente; etiqueta eletrônica; sistema de caixa inteligente e e-commerce.

“Os empreendedores que estão à frente dos minimercados têm o desafio de competir de igual para igual mesmo com concorrentes de peso, como os hipermercados. Para isso, precisam se qualificar”, avalia o coordenador estadual de Varejo, Bens e Serviços do Sebrae/PR, Osmar Dalquano Junior.

Você também pode
gostar de:

Receitas com Nescau perfeitas para começar bem o dia

Vamos encher o dia com doçura e energia? Confira essas duas receitas perfeitas com Nescau

grelha com carnes de churrasco no espeto - assaí atacadista

Carnes para churrasco: 5 cortes para impressionar na grelha

Economize nas carnes para churrasco sem abrir mão da qualidade com o Assaí!

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!