Energia limpa na loja Assaí Cristo Rei, em Várzea Grande/MT

A fim de produzir e utilizar energia de forma ainda mais sustentável, o Assaí acaba de inaugurar a maior usina solar do Brasil no setor de atacado de autosserviço. Ao todo, 1.140 placas fotovoltaicas foram instaladas no telhado do estacionamento da unidade, ocupando uma área de 1.940 m². Em pleno funcionamento, a usina irá produzir até 17% do consumo de energia da loja.

Fernando Martinez Basilio, gerente da área de projetos estratégicos do Assaí, fala sobre a importância de aplicar recursos em uma tecnologia de energia limpa: “Pela ótica ambiental, nós estamos muito alinhados com as necessidades cada vez maiores de investir em programas sustentáveis, que já vêm sendo utilizados no mundo inteiro”.

Ao longo dos anos, a usina evitará a emissão de mais de 1.300 toneladas de CO2 na atmosfera. Isso equivale a 83 voltas de carro na Terra e ao efeito positivo de uma floresta de 8.262 árvores. Além disso, há também o ganho financeiro. Com o investimento, a loja deixará de consumir, em parte, energia proveniente de uma concessionária, sujeita a bandeiras tarifárias.

Esse é um projeto piloto, realizado em parceria entre Assaí e GreenYellow. A unidade de Várzea Grande/MT foi escolhida devido ao potencial solar da região, associado à orientação geográfica do local, à inclinação do telhado e ao tipo de telha, que criaram as condições adequadas de instalação. Já existem planos de expandir a ação para outras lojas da rede.

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética do Assaí, cujo objetivo é otimizar o consumo de recursos naturais por meio de investimentos em tecnologia e aprimoramentos na gestão e processos operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.