Compartilhe

Criatividade: ative seu lado empreendedor com filmes e documentários

O Blog Assaí Bons Negócios separou cinco produções audiovisuais para estimular sua criatividade

Está sem criatividade ou inspiração para os negócios? Calma! Livros, cursos, workshops, artigos, filmes e documentários podem dar aquele empurrãozinho para aquecer seu processo criativo. Histórias de sucesso ou experiências reais tendem a estimular as mudanças e a inspirar novos projetos.

Cases de sucesso podem ser uma fonte de ideias para empreendedores de diversos segmentos. O Blog Assaí Bons Negócios selecionou cinco títulos, disponíveis na Netflix, que podem aguçar sua criatividade e estimular o desenvolvimento de novos negócios. Confira:

Atari: Game Over

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=4wjMn6yjOjQ%20[/embed]

O filme conta a história da Atari – empresa que dominou o mercado de video games nos anos 80, devido à sua criatividade em relação à concorrência. Durante todo o longa, você passeia pelos processos da empresa até sua derrocada após o fracasso do jogo “E.T.”, baseado no filme de Spielberg.

O ponto central do documentário é a história de que a empresa teria enterrado os cartuchos do jogo que não deu certo. Na época, a criatividade era adaptar o formato de um sucesso do cinema em um jogo. O filme fala sobre o fracasso, algo que pode estar no caminho de qualquer empreendedor.

 Fome de Poder

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=hpSRzLUFkN4[/embed]

A trajetória de crescimento de uma das maiores marcas de fast food é contada de forma inspiradora, destacando o perfil de Raymond Kroc, que assumiu o controle do McDonald’s e difundiu a lanchonete em todo mundo. O longa descreve o empreendedor com um dos profissionais responsáveis pela construção da estrutura de franquias da marca.

Desde sua paixão pela inovação e sua incansável busca por qualidade, até a sua positiva agressividade nos negócios. O legado de Kroc continua a ser parte integral e inspiradora para quem sonha alcançar sucesso como empreendedor.

Abstract: The Art of Design

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=IEDaZv7TNW0[/embed]

A série documental original da Netflix questiona de onde vem a criatividade e entrevista profissionais renomados para construir essa resposta. Os oito episódios narram a trajetória e o processo criativo de profissionais de áreas como fotografia, ilustração, arquitetura e fotografia.

A produção não necessariamente é focada em profissionais da área de comunicação. É um retrato que exemplifica a realidade de determinados profissionais e expõe sucessos e fracassos comuns no dia a dia de empreendedores de todo o mundo.

Iris

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Fo8jwJ_2l0c&t=1s%20[/embed]

O documentário é um retrato da realidade do mundo da moda, expondo como tema central a ícone mundial Iris Apfel, que, aos 93 anos, ainda é referência ativa do setor.

Engana-se quem acredita que a produção é limitada aos profissionais da moda. A construção do enredo revela as barreiras e as dificuldades que Iris passou e como a criatividade, aliada à economia e ao empreendedorismo, ajudou-a a se tornar um personagem tão importante para o mundo fashion. Tudo isso fez com que ela se destacasse como empresária de sucesso nas passarelas mundiais.

Steve Jobs: Billion Dollar Hippy

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tIA-PZYmawk[/embed]

A produção reúne depoimentos e histórias de profissionais da Apple, inclusive do cofundador Steve Wozniak, sobre os casos extraordinários dos altos e baixos do império da Apple durante a era Steve Jobs.

O filme traz um outro lado do homem que mudou completamente o mundo da tecnologia.  Fez da inovação a marca de seu trabalho como empreendedor. O documentário mostra características da personalidade que apenas os funcionários conheciam de perto. Bem como os altos e baixos que esse líder enfrentou até conquistar o status de um dos maiores gênios dos tempos atuais.

A construção do enredo cria laços que estimulam a criatividade e expõe como podemos superar situações ruins. E transformar desafios em resultados positivos.

O próximo passo

Os filmes e documentários retratam como pessoas comuns conseguem se sobressair dentro do mercado. Aproveite os finais de semana e o tempo livre para assistir estas produções e construir sua bagagem motivacional com histórias de empreendedores que são referência de crescimento e dedicação. Elas podem inspirar o seu lado empreender e trazer insights sobre inovação, investimento e criatividade. Seja para um novo negócio ou para transformar a ideia que já está em execução.

Você também pode
gostar de:

mãe e filha com orelha de coelha felizes brincando com ovos de páscoa coloridos - presentes de páscoa - assaí atacadista

3 presentes de Páscoa para alegrar a criançada

Confira excelentes ideias de presentes de Páscoa para as crianças e surpreenda os pequenos!  

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!