Compartilhe

Brasil avança em ranking de competitividade do turismo

Os investimentos para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas de 2016 ajudaram o Brasil a saltar 23 posições – da 51ª para a 28ª – no ranking de economias mais competitivas do turismo. O estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial analisa 14 dimensões do turismo e compara 140 países. De acordo com o levantamento, o Brasil aparece na primeira posição da América Latina, dois lugares à frente do México na lista global.

“A melhoria da posição do Brasil no ranking é ainda mais significativa se considerarmos que a metodologia de avaliação ficou mais rigorosa este ano”, disse o ministro do Turismo, Henrique Alves. “Apesar do avanço, ainda há muito a ser feito, não podemos nos acomodar”, completou.

Entre os pontos fortes do turismo brasileiro, destacados pelo relatório, estão os recursos naturais, item no qual o país é o primeiro colocado no mundo. Além disso, o Brasil é o oitavo colocado no quesito recursos culturais, 15 posições acima do registrado no relatório anterior, publicado em 2013.

Entre os itens que o país evoluiu também estão infraestrutura aeroportuária (de 48º para 41º), número de estádios (de 63º para 3º), infraestrutura turística (60º para 51º) e competitividade de preços (126º para 81º). O país também se destacou devido às melhorias no ensino primário, item que saltou da 60º para a 18º colocação, com impacto positivo no mercado de trabalho.

Desafios

O Fórum Econômico Mundial mostrou ainda que o país caiu em alguns quesitos. Na dimensão abertura internacional, por exemplo, o Brasil passou da 94ª para a 102ª colocação. Pesou na avaliação negativa a exigência de visto de entrada a uma parcela significativa da população mundial. Além disso, tiveram piora no desempenho os itens: ambiente de negócios (queda de 119º para 126º) e segurança (queda de 73º para 104º).

Confira abaixo a lista com os dez primeiros colocados no ranking elaborado pelo Fórum Econômico Mundial:

1) Espanha.

2) França.

3) Alemanha.

4) Estados Unidos.

5) Reino Unido.

6) Suíça.

7) Austrália.

8) Itália.

9) Japão.

10) Canadá.

28) Brasil.

Você também pode
gostar de:

travessa de assado de salmão e outros alimentos de páscoa - peixe para a páscoa - assaí atacadista

Peixe para a Páscoa: 5 opções que cabem no seu bolso

Leia esta matéria antes de comprar peixe para a Páscoa e economize muito mais!  

prato com ovos e especiarias e decorações de coelho - receitas salgadas para a pascoa - assaí atacadista

Veja 4 receitas salgadas para a Páscoa e se delicie!

Confira receitas salgadas maravilhosas para a Páscoa!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!