Uma equipe feliz trabalha melhor e mais motivada

Pequenas empresas muitas vezes enfrentam dificuldades para fazer frente aos salários e benefícios oferecidos em grandes corporações. No entanto, existem inúmeras formas de proporcionar um bom ambiente de trabalho com medidas simples, que tornam a equipe mais motivada e feliz, o que gera maior produtividade e capacidade de inovação para os negócios. Confira algumas dessas práticas para deixar seus funcionários felizes, lembrando que manter boa relação com a equipe é uma das melhores coisas que o empreendedor pode fazer:

Seja mais do que acessível e respeite
Quando estiver com sua equipe, se envolva plenamente. Deixe as outras preocupações de lado e preste atenção no que está sendo dito. Essa é uma boa forma de mostrar respeito aos funcionários, o que contribui para um ótimo relacionamento.

Proporcione inclusão e empoderamento
Proporcionar que os funcionários tenham espaço e autonomia para atuar nas áreas em que possuem mais aptidão é uma forma de deixá-los felizes e ainda trazer mais resultados para a empresa.  Da mesma forma, é importante que quando um líder tomar uma decisão peça opinião e leve em conta tudo o que seus funcionários falarem. Equipes que participam de forma ativa das soluções de uma empresa se importam muito mais com os resultados. Portanto, é essencial dar força e voz aos funcionários.

Seja transparente e demonstre empatia
É sempre importante deixar claro para a equipe quais são as metas e a visão da empresa para os negócios. Assim, os funcionários saberão o quanto são importantes para cada projeto, sentindo-se realmente parte da empresa. A transparência deve ocorrer tanto nos momentos bons como nos ruins. O líder deve estar sempre disposto a conversar.

Consistência e gratidão
A posição de liderança exige que o empreendedor dê o exemplo, que seja consistente em suas atitudes e que demonstre o seu melhor diariamente. Com comprometimento, o empreendedor pode motivar seus funcionários a terem a mesma atitude. Outra forma de proporcionar um bom relacionamento com a equipe é a gratidão. Simples atos como pedir “por favor” e falar “obrigado” aos funcionários podem proporcionar um clima melhor na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.