Compartilhe

Saiba como gestões que priorizam ações ambientais diminuem os custos sem prejuízos

Empresas focadas em gerar lucro com o mínimo impacto ambiental têm cada vez mais espaço no mercado. Para manter uma produção responsável, é importante aderir a políticas de sustentabilidade, especialmente se o seu setor de atuação impacta de alguma forma o meio ambiente.

Graças ao avanço na ciência e na tecnologia, atualmente é possível, sim, lucrar e trabalhar com sustentabilidade sem que isso signifique ter gastos maiores - a sustentabilidade não anula lucros. Uma empresa pode encontrar um equilíbrio entre as duas coisas. O mercado atual valoriza quem mostra uma preocupação com tudo que está acontecendo ao seu redor, quem se vê como parte de um todo e entende que tem uma responsabilidade com a saúde do meio ambiente. Portanto, adotar políticas de sustentabilidade é capaz de ampliar a sobrevivência do seu negócio e angariar novos públicos.

Para começar a pensar em uma empresa mais sustentável, o empresário pode se informar sobre quais são as normas de sustentabilidade que pode implantar. Uma boa dica é procurar pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma norma de adesão voluntária a qualquer tipo de organização. A partir disso, analise quais os impactos e também os aspectos ambientais mais importantes para conseguir elaborar um plano de melhorias.

Pequenas ações são capazes de gerar ótimos resultados. Tendo como exemplo um restaurante médio, a produção anual de lixo é de cerca de 150 mil toneladas, segundo informações do Sebrae. Implementar a coleta seletiva no estabelecimento, separando o lixo orgânico do seco, tem enorme importância. Além de destinar o máximo possível do lixo ao reaproveitamento, é possível transformar restos de comida em adubo e descartar corretamente insumos específicos, como óleo de cozinha. Entre outras ações, a instalação de arejador nas torneiras de lavagem de alimentos, por exemplo, pode reduzir o fluxo de água em até 60%. Nos sanitários, controlar a vazão com temporizadores pode impactar em uma economia de 40% do que normalmente é gasto. Faça uma análise dos seus processos e inclua neles alguma ação mais sustentável. A sua empresa e o meio ambientem saem ganhando.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!