Saiba como a prevenção de perdas pode ajudar sua empresa

As perdas e os gastos que não estão previstos podem trazer grandes prejuízos aos empreendimentos. Por isso, o investimento em planejamento e, sobretudo, no controle, é peça-chave na administração de uma empresa. Entre as medidas que podem auxiliar nessa iniciativa estão desde as mais simples, que envolvem pequenas mudanças, até as de maior investimento, como soluções de alta tecnologia. Para que sejam postas em prática, é preciso envolvimento do dono da empresa, uma vez que essa iniciativa deve vir de cima para baixo. Quanto menor o negócio, maior deve ser a participação.

Os sistemas de gestão estão entre as ferramentas que podem auxiliar todos os tipos e tamanhos de empreendimentos. Hoje são disponibilizados desde softwares para gestão de inventário até sistemas de monitoramento de caixa, etiqueta antifurto, cofres de segurança, controle de estoque, entre outros. Por isso, separamos algumas dicas ressaltadas pela Gunnebo Brasil para evitar perdas e melhorar a rentabilidade do seu negócio. Confira:

 – Atenção no recebimento de mercadorias: na entrega, aproveite para verificar as embalagens, temperatura, higiene e condições dos produtos. Devolva o que não estiver de acordo com as exigências. Isso evitará perdas futuras.

– Armazene de forma correta: tome cuidado com a temperatura, conservação e condições de armazenamento do produto. Esse é um dos pontos que merecem maior atenção.

– Cuidado na refrigeração: evite armazenar mercadorias acima da capacidade de cada equipamento, pois isso poderá exigir maior resfriamento, causando problemas no refrigerador.

– Evite o desperdício: mantenha balcões e expositores fechados quando o estabelecimento não estiver aberto ao público. Cuide para não deixar as portas de equipamentos abertas, evitando o desperdício.

– Capacite a equipe: manter os colaboradores orientados e treinados é fundamental para que eles auxiliem no controle de qualquer irregularidade.

É importante levar em conta que as ações devem sempre passar pelo tripé: pessoas, gestão e tecnologia. Esse investimento contribuirá para a rentabilidade e efetividade do empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.