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4 ações de Natal para pequenos negócios lucrarem

Descubra como aproveitar o Natal e alavancar as vendas do seu comércio!

 

Hoje entramos no último mês do ano e, com ele, vem uma das datas comemorativas mais especiais: o Natal.

Essa é uma data importante para a maioria das pessoas, já que é cheia de significados, como:
 

  • ● nascimento

  • ● esperança

  • ● união da família

  • ● amor

 

Para MEIs, PJs e quem possui um pequeno negócio, por exemplo, ela representa uma oportunidade de vender mais!
 

Então, se você faz parte de um desses grupos ou se interessa nesse assunto, vai gostar das dicas que preparamos.

Continue lendo a matéria e descubra 4 ações que o seu negócio pode fazer para lucrar no Natal e encantar mais clientes.

 

Pronto para aprender? Então vamos lá!

 

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Ações estratégicas para vender no Natal

Independentemente do tamanho do seu negócio, para ter boas vendas, é preciso ser estratégico.

No caso de datas comemorativas, como o Natal, também não é diferente.

 

A expectativa dos especialistas para as vendas de Natal no setor do varejo é muito positiva.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão é de um aumento de pelo menos 5%.
 

Por isso, se você ainda não começou as ações de Natal, a hora é agora!

Com um bom planejamento e ações pensadas no público, é possível ter ótimas vendas.
 

E, por falar em planejamento, se o seu negócio ainda não tem um estruturado para o Natal, clique aqui e leia a matéria para aprender a começar.
 

Já tem um planejamento e precisa de mais ideias de ações? 

Então confira a seguir 4 sugestões de ações natalinas que o Assaí separou para você.

 

 1 - Entre no clima de Natal

Começando pelo óbvio, mas que continua sendo importante: a decoração de Natal.

Uma boa decoração natalina faz seu negócio entrar no clima da data, além de atrair a atenção dos clientes e novos consumidores.

 

Mas lembre que a decoração precisa ornar com o tipo de produto vendido, além de conversar com o público.
Isso significa que explorar novas cores e formas além do tradicional vermelho, verde e bolinhas pode ser uma boa alternativa para se destacar dos demais e chamar a atenção do público.

 

Um público mais sofisticado, por exemplo, pode gostar de decorações de Natal minimalistas, com tons mais frios, como branco, bege, etc.

Por isso, conheça seus clientes e suas persona muito bem antes de investir em itens de decoração.
 

O mesmo se aplica ao site e redes sociais do negócio.

Aplique na identidade visual da marca elementos de design natalinos para ajudar na divulgação dos produtos, benefícios, etc.
 

Lembrando que “menos é mais” em alguns casos.

Por isso, tome cuidado para não deixar os itens natalinos muito saturados, tanto na loja física quanto no site e na presença online.

 

2 - Produtos sazonais e tendências

produtos sazonais natalinos - ofertas de Natal e Ano Novo Assaí Atacadista

Outra ação que costuma ser um sucesso nessa época são os produtos sazonais.

No caso de negócios alimentícios, está na hora de acrescentar esses produtos ao cardápio:
 

  • ● panetone e chocotone personalizados

  • ● biscoitos açucarados decorados

  • ● cupcakes e bolos temáticos

  • ● castanhas, nozes e frutas cristalizadas

  • ● chester, bacalhau e peru 

 

Além das frutas da estação, como uva, ameixa, romã, damasco, figo, cereja e lichia.
 

Vender produtos que estão em tendência também é uma ação eficiente.

Além das comidas típicas natalinas, você também pode incluir em seu comércio decorações e enfeites artesanais de Natal.

Seja para árvore, como bolinhas com fotos, ou para a mesa da ceia, com toalhas bordadas, jogo americano, guardanapos.
 

Todas as partes da casa são válidas, o importante é oferecer opções tradicionais e diferentonas para agradar ao seu público.
 

Acessórios também são os queridinhos dos consumidores!
Por isso, você também pode vender fantasias de Papai e Mamãe Noel, gnomos ajudantes e renas, caso seu público se interesse.

 

3 - Kits para presente ou kit de ceia de Natal

Falou em Natal, falou em presente e comidas típicas!
 

Começando pelos presentes, o que acha de oferecer opções fáceis para os seus clientes?

Faça uma cesta com produtos por categorias, por exemplo, femininos, masculinos e infantis.
 

O legal é que você pode fazer um kit bem diversificado, com alimentos típicos, sobremesas, etc. 

Tudo depende do tipo de produto que seu negócio oferece.

Com o kit pronto, é só apresentar para o seu público e vender, muito simples, né?
 

Agora, um kit que faz sucesso nessa época é o da ceia de Natal.

Isso mesmo, você pode oferecer para os seus clientes uma ceia completa, deliciosa.

Nesse caso, você pode vender por porções, conforme o número de pessoas, ou por encomenda, em que o cliente escolhe o cardápio.

Incrível, né? Essa é uma ótima ideia para negócios alimentícios lucrarem.

 

4 - Evento especial de Natal

casal olhando pisca-pisca natalino - assaí atacadista

Por fim, temos a ação que vai te ajudar a melhorar o relacionamento com os seus clientes.
 

Já pensou em fazer um evento natalino no seu negócio?

Essa é uma forma de aproximar o público, gerando mais conexão e reconhecimento.

Claro que o evento precisa fazer sentido para os produtos que você quer vender e para o público.

Então, se o objetivo é vender itens de decoração, por exemplo, sua loja pode fazer uma competição de decoração de árvore de Natal, premiando os clientes com uma porcentagem de desconto em produtos desse tipo.

Ou uma sessão de degustação de pratos típicos natalinos brasileiros, cobrando um valor para a participação.

 

Viu como dá para lucrar ainda mais nessa época?

É só ter um bom planejamento, divulgação e criatividade.

Se quiser se aprofundar no assunto, confira mais dicas de ações clicando aqui.

 

Esperamos que essas dicas te ajudem!

O Assaí te deseja boas vendas e boas festas.

 

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