Compartilhe

O que os microempreendedores têm a ganhar com a valorização da diversidade?

Quando falamos de diversidade sempre parece que estamos nos referindo exclusivamente a ações voltadas para as grandes empresas. No entanto, isso não é verdade.

A diversidade é inerente ao ser humano e à vida na Terra. Ela diz respeito a todos e deve ser vista como estratégico para consolidação e expansão de negócios (grandes ou pequenos) e fundamental para assegurar inovação e aderência aos avanços do mercado.

Mas, conceitualmente, afinal, o que é valorização da diversidade? Conceituo diversidade como a característica que diz respeito às singularidades existentes entre os cerca de 7 bilhões de habitantes do globo terrestre. Portanto, eu sou diversa e você também é! Tipos de cabelo, formatos de nariz, cor da pele, tamanho da orelha, gosto por um tipo de comida, preferência por estilos de roupas, orientação sexual, histórias de vida. A diversidade é uma realidade da vida, não temos como mudar isso. Mas podemos, sim, escolher se vamos optar por ser ou não pessoas inclusivas.

Assim, ser inclusivo e promover a valorização da diversidade significa criar junto “com o outro” um ambiente no qual todos sejam igualmente capazes de concretizar seu potencial e atingir o seu objetivo, gerando valor para o seu negócio e para a sociedade.

Vejamos três motivos centrais para que você passe a atentar para a gestão da diversidade, assegurando que o seu negócio é inclusivo para todos, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas de religiões diversas, idosos, jovens, lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, (LGBT+), entre outros.

Primeiro, se você é um microempreendedor é possível que em algum momento de sua jornada, a sua empresa tenha se relacionado comercialmente  com uma grande empresa. Esta, por sua vez, talvez seja uma empesa que exija que sua cadeia de fornecedores atenda a diversos processos de sustentabilidade e diversidade, pois ela tem que prestar contas à sociedade sobre a forma como ela se relaciona com seus diversos públicos de interesse. Será que você está apto a se tornar um parceiro comercial da grande empresa?

Segundo, estudos apontam que empresas (grandes ou pequenas) que têm diversidade integrada nos seus funcionários tendem a ser mais inovadoras, flexíveis e mais aptas a enfrentar desafios.

Terceiro, ter um público diverso em seu quadro de funcionários ajudará a dialogar e a entender as diversas formas de pensar, ser e agir, do público consumidor, assegurando uma maior conexão com a população em geral.

Além disso, estudos apontam que os microempreendedores são diversos. Ou seja, é muito possível que você mesmo faça parte dessa parcela da população, sem que tenha se atentado para o fato de incluí-la. Segundo o GUIA EXAME de Sustentabilidade de 2015, a maioria dos empreendedores brasileiros são negros. "Em dez anos, o número de afrodescendentes à frente de uma empresa cresceu 27%". Já as mulheres representam 45% dos microempreendedores.

No livro “Como ser um líder inclusivo” lançado recentemente pela editora Scortecci, compartilho essas informações sobre diversidade, explicitando que o tema é fundamental para qualquer pessoa que exerça papel de liderança, seja na família, em uma comunidade, no poder público, em uma pequena ou grande empresa. Compartilho histórias que ilustram esses processos, dados e estatísticas, novos conceitos e, principalmente, um passo a passo de como implantar diversidade onde quer que você esteja ou queira implantar.

O que os microempreendedores têm a ganhar com a gestão para a diversidade? Uma empresa mais competitiva, inovadora e pertinente ao mercado no qual estamos inseridos.

Liliane Rocha é CEO e fundadora da Gestão Kairós - consultoria especializada em Sustentabilidade e Diversidade. Autora do livro "Como ser um líder inclusivo". Mestre em Políticas pela FGV, MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade na FGV. Especialização em Gestão Responsável  para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, graduada em Relações Públicas na Cásper Líbero.

Mais informações sobre Liliane no site: gestaokairos.com.br

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!