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Black Friday: 5 estratégias para pequenos negócios

Veja como aproveitar a Black Friday no seu negócio e lucrar ainda mais!

 

Está chegando o dia mais esperado para negócios e consumidores deste mês, a Black Friday.

Você provavelmente já conhece, mas, caso não, a gente te explica.
 

Na última sexta-feira do mês de novembro, negócios dos mais diversos segmentos oferecem aos clientes descontos e promoções exclusivas por preços ainda mais acessíveis.
 

Quer aprender a usar a data a favor do seu negócio?

Então leia a matéria completa e confira as dicas que preparamos para você criar seu plano de ação e se preparar!

 

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Black Friday e suas oportunidades para lucrar

Dados comprovam que o evento faz sucesso entre clientes e empreendedores. Veja:
 

  • • 67% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

  • • 1 a cada 4 consumidores esperam gastar mais de R$ 1.000 em compras

*Dados de uma nova pesquisa do Google.
 

  • • Aumento de 13,8% no número de pedidos de alimentos e bebidas

*Dados da pesquisa “Panorama do Consumo na Black Friday 2023”, da Globo.

 

As pesquisas também indicam que a maioria dos consumidores não tem em mente uma loja específica, o que é uma baita oportunidade para pequenos e médios negócios se destacarem.

 

Mas, para conquistar a atenção do público, é preciso ser estratégico!

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas essenciais para você aplicar ao seu negócio e lucrar.
 

Aprofunde-se no assunto: Gatilhos mentais: o que são e como usá-los na Black Friday?

Confira as dicas a seguir!

 

1 - Marketing antecipado para Black Friday

A maioria dos consumidores começa a pesquisar sobre a Black Friday com 1 mês de antecedência.
 

Que tal usar essa expectativa a favor do seu negócio?

Investindo em marketing, por exemplo, você pode deixar os clientes mais empolgados para a data.
 

Aqui vão algumas ações de marketing que podem ser realizadas para isso:

  • • contagem regressiva no site, aplicativo e lojas físicas

  • • conteúdo nas redes sociais

  • • campanhas de e-mail marketing e WhatsApp

  • • anúncios pagos nas redes sociais

  • • parcerias estratégicas com influenciadores/criadores de conteúdo/outras marcas

  • • condições exclusivas, como produtos exclusivos, frete grátis e descontos
     

Quanto antes você começar, mais chances de deixar seus clientes animados para comprar.

 

2 - Destaque seu negócio na Black Friday

loja online carrinho de compras no notebook - Black Friday Assaí Atacadista

Além das ações que comentamos no primeiro tópico, seu negócio precisa ser inovador pra se destacar.
 

Sendo assim, utilize o diferencial do seu negócio para ter uma vantagem competitiva.

Esse é o momento ideal para explorar aquilo que só o seu negócio tem.

Pode ser conteúdo atrativo, produtos e serviços diferenciados.

 

A criatividade e o orçamento são o limite!

 

Mas não se esqueça de que o foco é conquistar mais clientes.

Então, antes de promover qualquer ação “diferentona”, conheça e entenda bem quem é o seu público-alvo e se isso realmente vai causar um impacto positivo.

 

3 - Promoções especiais e ofertas personalizadas

Pode parecer até óbvio, mas é importante ressaltar, afinal, é isso que o público espera ver.

Nada de reciclar promoções antigas e ofertas que os consumidores podem ver em qualquer momento do ano.
 

Seja inovador e surpreenda seus clientes com promoções irresistíveis, como:
 

  • • premiar os clientes que comprarem acima de valor X

  • • ofertas personalizadas para quem possui o aplicativo

  • • programa de indicação e recompensas

  • • pré-venda exclusiva para clientes regulares

  • • condições exclusivas para clientes antigos

Entre outros benefícios atrativos.
 

Lembre-se de escolher produtos que já tenham uma margem de lucro grande para evitar ficar no vermelho.
 

Uma boa forma de criar uma promoção legal é estudar bem o mercado.

Veja como as grandes empresas atuam, qual é a estratégia de negócios do exterior e aplique o que mais fizer sentido para o seu público e realidade.

Aproveite o momento também para fazer uma queima de estoque nos itens que estão parados.

Dessa forma, é possível recuperar pelo menos o que foi gasto na compra dos produtos.

 

4 - Foco na experiência do cliente

grupo de pessoas fazendo compras na Black Friday - Assaí Atacadista

Ainda na questão de destaque, na Black Friday, seu negócio precisa fazer o cliente se sentir como um “rei”.
 

Isso significa que toda a equipe de atendimento precisa estar preparada para atender as pessoas da melhor forma possível.

Principalmente para resolver problemas com pedidos, produtos, etc.
 

É extremamente importante que a maioria dos compradores tenha uma experiência positiva com o seu negócio, afinal, pode ser o primeiro e último contato com ele.

Além de ter um bom planejamento para que todos os meios de comunicação do negócio estejam na temática, on e offline.

 

Então, se você tem uma loja física, invista em uma decoração estratégica, principalmente por meio de zonas quentes, chamando atenção para determinados produtos.

 

5 - Planeje o acompanhamento pós-campanha

Por fim, o planejamento da sua campanha precisa ir além do dia da Black.
 

É nesse momento que entra o acompanhamento do cliente no pós-venda.

O objetivo é que ele se torne um consumidor regular, então, ações de relacionamento são fundamentais para a estratégia do seu negócio.
 

Algumas das ações pós-campanha que seu negócio pode fazer são:

  • • pesquisa de satisfação da experiência, atendimento, campanha

  • • solicitação de avaliação do produto

  • • reclamações e soluções de problemas

  • • cupons de desconto

  • • mensagem/e-mail/cartão/mimo de agradecimento

 

Mas cuidado para não pecar com o excesso e acabar sendo intrusivo!

Tenha moderação para não irritar o consumidor.
 

Esperamos que você aproveite bem as dicas e venda muito na Black Friday.

Caso não consiga se planejar para este ano, não tem problema!

Salve a matéria para estudar e se preparar para o próximo ano.

 

Gostou desta matéria? Então você também vai gostar desta:

Como preparar seu negócio para a Black Friday?

 

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