Compartilhe

Férias de verão: confira as belezas naturais das praias fluminenses

Três destinos praianos no Rio de Janeiro para você curtir nas férias de verão

A fama de “Caribe Brasileiro” está estampada na placa oficial de boas-vindas da cidade de Arraial do Cabo. Ela prepara o coração dos turistas para a inevitável surpresa ao avistar a primeira praia à beira da estrada. Com acesso fácil, preços baixos, dias ensolarados e praias deslumbrantes. Arraial é um dos melhores destinos do Brasil para quem deseja curtir as férias de verão.

Segure o volante, tome cuidado ao avistar o colorido do mar e comece a curtir o espetáculo que é Arraial do Cabo. Será difícil deixar qualquer uma das praias para trás.

O mar de Arraial é especial por uma razão muito particular: na região, acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. A fartura de alimento transforma Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, com águas claras e muita vida. É perfeito para o mergulho de batismo, para profissionais ou mesmo para quem quer se divertir com o snorkeling.

Arraial do Cabo

Com jeito de interior e menos de 30 mil habitantes, Arraial do Cabo oferece aos visitantes um clima propício para as férias de verão. Emancipada em 1985 e oficialmente jovem, a cidade era parte de Cabo Frio. A história da região, entretanto, data do início do século XVI, quando o explorador Américo Vespúcio aportou naquele mar com a segunda expedição europeia a percorrer o litoral brasileiro.

Pouco resta daquele período. Um pequeno obelisco marca o ponto da chegada dos conquistadores, onde viviam, principalmente, índios tamoios. No centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios ostenta o ano de 1503 na fachada, data da chegada de Américo Vespúcio. O local, originalmente uma igreja de pau a pique, marca o ponto onde teria ocorrido a primeira missa coberta do Brasil, no ano de 1506. Na mesma região, está a Casa de Piedra, tida como uma das primeiras construídas no país.

Praias Azeda e Azedinha

As praias da Azeda e Azedinha, em Armação dos Búzios, no estado do Rio de Janeiro, recebem esse nome por possuirem águas na cor verde-limão. São belíssimas, pequenas e muito aconchegantes, sendo uma ótima opção para curtir as férias de verão. Estão entre as praias mais bonitas do Brasil e tornaram-se área de proteção ambiental.

As duas praias ficam muito próximas e, para chegar até elas, você deverá seguir até a Praia dos Ossos, que é muito bonita. Porém, não é boa para o banho. A partir dessa praia, é possível pegar um AcquaTáxi (táxi marítimo) para chegar até a Praia da Azeda, em um trajeto de aproximadamente 5 minutos.

Outra opção é estacionar o carro nos estacionamentos da Rua Praia de João Fernandes e seguir a pé por uma rua de paralelepípedos. Pega-se uma pequena trilha e depois é só descer uma escadaria de madeira para chegar até lá. A vantagem de fazer esse caminho é a vista que se tem do local, panorâmica de toda a praia.

Praias de Paraty

Cercadas pela exuberante Mata Atlântica e com águas intensamente coloridas pelo verde e pelo azul, as praias estão entre os maiores encantos de Paraty. A baía oferece águas protegidas e mar calmo, sempre com muita natureza ao redor. É um ótimo roteiro para toda a família nas férias de verão.

São mais de 120 opções, entre praias e ilhas, capazes de arrebatar o coração dos amantes do mar! Difícil será conseguir conhecer todas elas. E não falamos apenas do fato de ser mais de uma centena de opções, mas também porque quase nenhuma dessas praias está localizada próxima ao centro histórico.

A grande maioria delas é acessível por barco, lancha ou exige alguns quilômetros de estrada e caminhada. Mas não desanime! A cidade oferece vários passeios e eles são realmente maravilhosos. Além disso, com um pouquinho de disposição, você chegará a outras porções de areia fora do roteiro comum entre os turistas.

Ah! E lembre-se de sempre manter os olhos abertos. É comum ver golfinhos e tartarugas nadando pelas águas de Paraty. Até mesmo orcas são avistadas por lá, mas, estas, só com muita sorte para ver.

E mais praias

Logo depois de Trindade, quem atrai a atenção é a preservada e selvagem Praia do Sono. Ela é quase uma entidade entre os amantes de praias. O acesso complicado seduz ainda mais os aventureiros. O trajeto pode ser feito a partir do Condomínio Laranjeiras (25 km do centro histórico) em barco ou trilha de 4 km (com tempo médio de 1h30 de caminhada leve). Para chegar ao condomínio, pegue o ônibus urbano linha 1040 na rodoviária de Paraty.

A partir da trilha da Praia do Sono, você poderá também visitar as praias de Antigos e Antiguinhos e, um pouco mais afastada, a Praia de Ponta Negra. As quatro formam um dos mais belos conjuntos de praias da região. Para economizar na caminhada, vale a pena alugar um barco no Condomínio Laranjeiras, em Trindade (Praia do Meio), e fazer o roteiro um pouco mais rápido pelo mar.

Inspirou-se para planejar as férias de verão com este conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo com os amigos e familiares. Estar com você. Esse é o nosso negócio!

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!