Compartilhe

Estimular a criatividade em 5 passos

Confira algumas dicas para você estimular a criatividade no seu dia a dia  

Já falamos aqui como os filmes e documentários ajudam a estimular a criatividade na sua vida pessoal e profissional. Para reforçá-la ainda mais, você pode fazer exercícios diários que possibilitam a busca de inspiração. Qualquer pessoa pode desenvolver seu lado criativo, basta dar oportunidade para o florescimento de boas ideias surgir.

Estimular a criatividade no dia a dia pode ser algo simples e ainda pode ajudá-lo a se sobressair nas tarefas rotineiras. O Blog Assaí Bons Negócios separou cinco dicas especiais que vão auxiliá-lo nesse processo. Confira:

Piloto automático

É importante parar alguns segundos para pensar. Separar um momento do dia para refletir ajuda a interromper o fluxo automático do pensamento. Esse ato possibilita que você avalie a situação como um todo, incentivando o cérebro a trabalhar de outra maneira. Isso é uma forma de estimular a criatividade e o lado solucionador de conflitos do ser humano.

Ambientes criativos

O espaço pode ser uma peça fundamental para estimular a criatividade. E esse ambiente deve ser planejado pelo próprio indivíduo. O que pode ser estimulante para você talvez não seja para os outros. É preciso que cada um encontre o seu ambiente ideal, com referências, características e estilos que agucem as ideias.

Bagagem da vida

Conhecer outras culturas, novas pessoas e histórias é uma forma de criar sua bagagem. São essas referências que o cérebro vai resgatar para criar novas ideias. Na maioria das vezes, as ideias são releituras de coisas que já existem, portanto, é preciso conhecer e desbravar, seja em uma nova viagem, com um novo livro ou experimentando novas comidas: tudo é uma forma de estimular a criatividade.

Nada de preguiça

A preguiça é o principal vilão que contribui para atrofiar o nosso lado criativo. Todo mundo nasce criativo, mas isso não quer dizer que todos serão uma fábrica de grandes ideias. O lado criativo é alimentado por diversas atividades realizadas diariamente e procrastinar atos que possam estimular a criatividade pode ser um tiro no pé.

Bill Gates, por exemplo, planejava férias anuais para estimular a criatividade. Durante todo o ano, ele coletava livros, artigos, filmes, documentários e coisas que o inspiravam a passar uma ou até duas semanas imerso nessas novidades.

Essa forma sequencial de buscar o conhecimento, em pouco tempo, dá a oportunidade de novas ideias se conectarem entre si, pelo simples fato de você se lembrar de algo que leu recentemente, diferente da lembrança de algo que você leu há seis meses atrás, por exemplo.

Um bom banho e uma cama quentinha!

A maioria das informações que chegam ao cérebro vem da visão e, por isso, as imagens exigem mais da mente para serem processadas. Locais pequenos e vazios, como o banheiro, por exemplo, permitem que o seu cérebro aguce outros sentidos e estimule novas ideias.

Fique atento, pois nem sempre as novas ideias são boas. Por isso, ter uma noite de sono tranquila pode auxiliá-lo a separar o joio do trigo. Isso acontece porque uma noite de sono tranquila ajuda o cérebro a funcionar melhor.

Dica bônus

Para estimular a criatividade ainda mais, que tal alimentar sua leitura com um livro que reúne um estudo sobre como a criatividade pode ser cultivada por você e pela sua empresa?

No livro De Onde Vêm as Boas Ideias, Steven Johnson disserta sobre a inovação e os hábitos de pessoas criativas na tentativa de identificar padrões e ambientes onde ideias florescem.

Ele investigou dezenas de núcleos empreendedores modernos e traz um novo entendimento da história da inovação, além de um conjunto de estratégias para nos ajudar a entender as boas ideias.

Agora é só colocar essas dicas em prática e desenvolver da melhor maneira possível as ideias criativas para a sua vida pessoal e profissional. Não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos e familiares!

 

Você também pode
gostar de:

bolo de laranja com creme - cardápio de outono - Assaí Atacadista

Cardápio de outono: 4 delícias da confeitaria para desfrutar

Conheça doces maravilhosos para incluir no cardápio de outono do seu negócio!  

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!