Está se sentindo sobrecarregado?

Ao final de cada mês, é comum ter aquela sensação de tarefas acumuladas. Dependendo da quantidade de trabalho, muitas pessoas relatam esse sentimento a todo momento. Alguns sintomas indicam que realmente há uma sobrecarga, como, por exemplo, dores aleatórias nos músculos e nos membros provenientes do estresse. Pular refeições com frequência devido ao trabalho intenso e alterações no sono também é sinal de excesso de trabalho. O sentimento de solidão, mesmo ao estar rodeado de pessoas, e problemas frequentes no sistema imunológico também são sintomas que indicam alerta de sobrecarga. Mas, calma, nem tudo está perdido. Existem ações simples que podem ser adotadas para retomar a calma. A sua saúde agradece!

1- Reorganize a agenda de forma realista
Inconscientemente, muitas pessoas sobrecarregadas sabem que o número de atividades previstas está fora da realidade, no entanto, insistem em tentar cumpri-las. O ideal é listar tarefas possíveis de serem cumpridas de acordo com o tempo previsto para cada uma delas. Importante sempre começar pela mais urgente, mesmo que seja a mais difícil.

2 – Saiba recusar
Caso não possa adiar nenhuma das tarefas da sua agenda, então o ideal será recusar a execução delas. É melhor assumir apenas compromissos que irá dar conta e, conforme for concluindo as tarefas prioritárias, pode incluir outras.

3 – Planeje-se para dormir bem
Dedicar mais tempo ao sono quando o corpo dá sinais de que precisa é benéfico em todos os sentidos. Isso porque o cansaço é capaz de despertar sentimentos como o desânimo e a negatividade. Para isso, descubra o que está tirando seu sono e trabalhe para eliminar esse incômodo.

4 – Crie uma rotina
Ao adotar uma sistemática diária, o número de decisões que precisam ser tomadas ao longo do dia diminui, fazendo com que as tarefas básicas sejam realizadas com maior facilidade.

5 – Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ajudar a organizar melhor a sua rotina. Atualmente existem softwares, aplicativos, aparelhos e sistemas de gerenciamento de tempo que tornam a organização das tarefas mais fácil, o que contribui para uma sensação de controle das atividades, reduzindo assim a sensação de sobrecarga.

6 – Encontre tempo para desligar o cérebro
Essa é a chave para tomar decisões inteligentes diante de um problema complexo. Pesquisas mostram que as pessoas tomam as melhores decisões quando têm a oportunidade de revisar arquivos e fatos, e então focar seus pensamentos em algo diferente por um tempo. Vale uma caminhada, um exercício, ou qualquer atividade que faça sua mente se desligar do trabalho por alguns instantes.

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