Compartilhe

Controle financeiro pode evitar empréstimos e manter faturamento

Um fluxo de caixa controlado é um dos principais responsáveis pela boa saúde da sua empresa.  É ele que permite que o empreendimento tenha fôlego para crescer e força para se manter, mesmo com as oscilações do mercado.

Independentemente do tamanho da sua empresa e do setor de atividade, alguns controles financeiros são fundamentais, como controle diário de caixa (para saber quanto dinheiro entrou e quanto saiu), controle mensal de contas a receber/conta a pagar e controle de estoque. Com estes dados, é possível montar um fluxo de caixa, instrumento com o qual você poderá administrar sua situação financeira.

A entrada de recursos é resultado das atividades de venda de produtos/serviço da empresa. Quando a entrada de recursos é maior do que a saída, temos um saldo positivo, ou seja, uma situação superavitária. Porém, quando a saída de recursos é maior do que a entrada, a situação é chamada deficitária.

Confira algumas dicas para manter o controle do fluxo de caixa organizado, o que pode evitar a contratação de empréstimos e, consequentemente, o pagamento de juros:

Organização desde o início
Antes de começar um negócio, é importante identificar sua viabilidade. Por isto, é preciso precificar corretamente o seu produto e fazer uma pesquisa para analisar a possibilidade e o tamanho do lucro que a sua empresa pode ter. Busque boas oportunidades. Por exemplo: os atacarejos (como o Assaí) possibilitam que muitas empresas não precisem de grandes estoques, o que diminui a possibilidade de desperdício e, consequentemente, de perdas no orçamento.

Planejamento
Fundamental para qualquer empresa, o bom planejamento possibilita a antecipação de problemas, soluções e investimentos. Organizar a sua empresa e fazer projeções permite mais assertividade nas suas ações e velocidade nas tomadas de decisão. Na hora de se planejar, o ideal é fazer estimativas para os quatro meses subsequentes. Verifique se os seus recursos são suficientes e se o fluxo de caixa está positivo. Planejar pode evitar problemas e possibilitar crescimento.

Você também pode
gostar de:

pessoas diversas brindando com bebidas diferentes - bebidas e comidas que combinam - assaí atacadista

Encontro de sabores - bebidas e comidas que combinam perfeitamente

Vamos contar quais são as bebidas e comidas que combinam, ajudando você a aproveitar melhor as refeições!  

mulher preta e mulher asiática preparando uma receita de salada felizes na cozinha - Assaí Atacadista

Receita de salada: 3 opções coloridas e saudáveis

Veja como fazer uma receita de salada e melhore sua alimentação

mesa com pizza e temperos - abrir uma pizzaria - Assaí Atacadista

Dicas fascinantes para abrir uma pizzaria economizando

Aprenda como abrir uma pizzaria e tenha o seu próprio negócio alimentício!  

Fornecedores do Assaí.

Empresas e indústrias de confiança com produtos de qualidade!